O retorno às aulas presenciais em Guanambi deve ser anunciado nesta segunda-feira (7), durante a abertura da Jornada Pedagógica do ano letivo de 2022. A decisão só aguarda o decreto do prefeito Nilo Coelho para ser divulgada para a população, o que pode ocorrer na próxima publicação do Diário Oficial do Município.
De acordo com informações obtidas pela Agência Sertão, as escolas estão programadas para receber os pais dos alunos para reuniões entre os dias 14 e 16 e as aulas estão previstas para começar no dia 17 de fevereiro. No entanto, tudo ainda depende da definição do protocolo sanitário.
De acordo com a assessoria de comunicação do município, durante a Jornada Pedagógica, a Secretaria de Educação vai apresentar os detalhes dos protocolos adotados para o retorno seguro das atividades.
As aulas presenciais em Guanambi foram suspensas há quase dois anos, em março de 2020, bem no início da pandemia, assim como ocorreu em todo o país. O poder público municipal optou por não realizar o retorno nos meses finais de 2021 e somente agora os estudantes devem voltar às salas de aula.
Durante todo este tempo com as escolas fechadas, os estudantes acompanharam as aulas de forma remota, via internet e por meio de materiais impressos.
A volta ocorre em momento em que a cidade ainda passa por um surto de casos confirmados da Covid-19, porém, com tendência de redução de casos e de internados nos últimos dias.
Jornada Pedagógica
Com a temática “Escola, Família e Sociedade: educar com sabedoria, acolher com amor”, a Secretaria de Educação de Guanambi promoverá entre 07 a 11 de fevereiro, a Jornada Pedagógica em formato presencial e on-line, para o início do ano letivo de 2022. O evento acontecerá na Superintendência de Ensino e Apoio Pedagógico – Seap/Cetep e nas Unidades Escolares, com transmissão via Facebook na página oficial da prefeitura.
De acordo com a pasta, As palestras realizadas durante a semana contribuirão para que cada unidade escolar busque um cenário acolhedor e envolvente para o retorno presencial das atividades pedagógicas.
“A troca de experiências, o aprendizado, as discussões e reflexões acerca das ações pedagógicas no contexto escolar, num tempo de incertezas em que a pandemia da Covid-19 não acabou, trazem esperanças e expectativas para um retorno às aulas presenciais neste ano letivo, depois de termos vivido um período tão complexo, mas que direciona para um panorama de (re)construção, com o uso de estratégias coerentes e planejamento coletivo para o período que está por vir”, diz nota sobre a jornada.
Programação
- Segunda-feira (07)
- 19h às 22h: Abertura da Jornada Pedagógica/acolhida;
- Apresentação cultural;
- Palestra – Escola, Família e Sociedade: educar com sabedoria, acolher com amor – Professor Me Emanuel Souto – UFPE
- Terça-feira (08)
- 08h30 às 11h30: Palestra – Retorno às aulas presenciais: acolhimento e inclusão.
- Celina Bezerra – Escritora e especialista em Educação Inclusiva.
- 14h às 17h: Conversa interativa – Promoção da saúde mental no ambiente escolar: principais transtornos mentais da infância e adolescência. -Dra Maria Elisa Barros – Médica psiquiatra | Dr. Dayan Moshe Cotrim – Psicólogo
- Quarta-feira (09)
- 08h30 às 11h30: Salas temáticas – evento virtual via Google Meet com inscrições antecipadas e limitadas para os professores.
- 14h30 às 16h30: Apresentação do Programa ProsSeguir – formação, acompanhamento e avaliação (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) / Sílvia Monteiro e João Pedro Martins.
- 16h30: Palestra de Encerramento – Planejamento do trabalho pedagógico: o foco na aprendizagem – Professor Dr. Celso dos Santos Vasconcellos
- Quinta-feira (10)
- 08h: Acolhida dos professores na escola.
- Elaboração de estratégias para a atuação da BUSCA ATIVA dos alunos.
- 14h: Construção social da escola – O Projeto Político Pedagógico (PPP)
- Definição de projetos para 2022
- Sexta-feira (11)
- 08h: Planejamento da acolhida dos alunos
- 14h – Planejamento da acolhida dos alunos
Veja também:
https://agenciasertao.com.br/2022/02/07/maiores-de-18-anos-deverao-apresentar-comprovante-de-vacinacao-em-escolas-estaduais-da-bahia/