17.9 C
Guanambi
13.4 C
Vitória da Conquista

Chesf vai manter vazão de 4.000 m³/s no rio São Francisco até o dia 28

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

O reservatório de Sobradinho atingiu 71,75% nesta sexta-feira (11) e segue ganhando volume, segundo dados da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A hidroelétrica segue com defluência de 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s). A estatal informou que esta vazão será mantida pelo menos até o dia 28, podendo ser alterada de acordo com as condições das chuvas na bacia.

A decisão de manter a vazão nas hidroelétricas a partir de Sobradinho foi tomada durante a reunião de acompanhamento da operação dos reservatórios do São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, ocorrida no último dia 8.

A programação para fevereiro, ora comunicada, confirma a manutenção do que havia sido informado no último dia 1º através da Carta Circular 011/2022 para os reservatórios de Sobradinho e Xingó.

De acordo com a Chesf, a vazão de 4.000 m³/s, pelas regras estabelecidas, é a metade do valor da descarga de restrição máxima. “Até o momento, não há previsão de aumento de vazão do São Francisco: ao contrário, a expectativa é de gradativa redução”, afirmou o Diretor de Operação João Henrique Franklin.

A Companhia ressalta que, com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, é imprescindível que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.

A situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Velho Chico.

O aumento da defluência desde o mês passado mudou radicalmente o cenário das cidades abaixo da barragem, como Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, assim como as demais cidades dos dois estados e também de Alagoas e Sergipe, onde está localizada a foz no Oceano Atlântico.

Três Marias

As chuvas dos últimos dias já começaram a refletir no volume de água armazenada pela Usina Hidroelétrica de Três Marias (UHE Três Marias), na Região Central de Minas Gerais. Por esta razão, a Companhia Energética de Minas Gerias (Cemig) anunciou que irá abrir novamente parte das comportas, liberando mais água no rio São Francisco.

De acordo com a estatal, a bacia hidrográfica passa novamente por um cenário de chuvas, que deve se estender ao longo do final de semana. Nessa situação, é esperado que as vazões afluentes ao reservatório da UHE Três Marias sigam aumentando ao longo do fim de semana.

Considerando esse aumento, a defluência da usina será ajustada, passando de 2.200 metros cúbicos por segundo (m³/s)  para o patamar de 2.480 m³/s na próxima segunda-feira (14).

Previsão de chuvas

As previsões continuam apontando para a ocorrência de mais chuvas em toda a bacia do rio São Francisco, principalmente nas partes mais altas de Minas Gerais e da Bahia. Os volumes pode superar 200 mm em algumas localizadas à jusante da UHE de Três Marias.

Previsão de acumulado de chuvas de 12 a 21 de fevereiro

Veja também:

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -