30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Projetos de escolas de Itororó e Palmas de Monte Alto são finalistas no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Mais Lidas

Dois projetos desenvolvidos em escolas públicas do Sudoeste baiano são finalistas da 2ª edição do Prêmio Sebrae Empreendedora, na etapa estadual. A cerimônia de premiação dos vencedores acontece no dia 10, às 17h, no auditório do Sebrae Bahia, em Salvador, e contará com transmissão online pelo Canal do Youtube do Sebrae Bahia.

Um dos projetos foi desenvolvido no Colégio Estadual Anísio Teixeira no município de Palmas de Monte Alto. Ueliton Jesus, Catarina dos Santos e Dário Gabriel desenvolveram um projeto para economizar toner nas impressões realizadas nas escolas da rede pública de ensino.

Os estudantes perceberam que determinadas fontes de letras utilizadas nas atividades escolares consumiam mais tinta durante a impressão e, após uma análise, sugeriram à coordenação escolar a alteração para outro tipo de fonte. O resultado foi uma economia de tinta/toner em mais de 60%. O projeto foi apresentado na feira de ciências da escola e concorre ao Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora na categoria Ensino Médio.

O segundo projeto finalista da região é o “Metamorfose”, desenvolvido na Escola Municipal Francisco Benício dos Santos, zona rural de Itororó. O projeto surgiu durante os primeiros meses de pandemia, quando a família de um estudante começou a produzir objetos de artesanato com material reciclável.

Como incentivo da escola, o aluno continuou produzindo os objetos com a família para vender e, por meio de aulas de Educação Empreendedora, desenvolveu as primeiras características de um empreendedor de sucesso. Durante o Dia das Crianças de 2021, a escola adquiriu os produtos produzidos para presentear os alunos, incentivando ainda mais a comercialização. O projeto foi desenvolvido por Ismaik Andrade, Edizânjala Almeida, Stephane Pereira e Maria Cássia Ribeiro.

De acordo com a Agência Sebrae de Notícias, em todo o estado, foram 32 projetos inscritos, com propostas desenvolvidas nos ensinos fundamental I e II, médio, profissional e superior. Os três primeiros colocados serão premiados com troféus e os vencedores em 1º lugar de cada categoria poderão participar da etapa nacional do Prêmio.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas