21.8 C
Guanambi
17.2 C
Vitória da Conquista

Novo reservatório da Embasa entrou em operação em Vitória da Conquista

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) ampliou a capacidade de produção e de distribuição do sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Vitória da Conquista. A estrutura mais nova está sendo entregue nesta semana. Trata-se de mais um reservatório apoiado que foi construído no alto do bairro Candeias e já está entrando em operação para abastecer parte da zona urbana e localidades rurais do município.

Segundo a estatal, o novo equipamento tem capacidade para armazenar 5.700 metros cúbicos e se integra a outros seis reservatórios que compõem a rede distribuidora com capacidades que variam de 500 a 5.700 metros cúbicos. Com essa entrega, a ampliação do SIAA de Vitória da Conquista alcança 90% de execução nesta semana.

O empreendimento consiste na implantação de uma terceira adutora de água bruta, de 500 milímetros de diâmetro, já concluída e interligada às atuais adutoras de 700 e 600 milímetros de diâmetro.

Também foram instalados 33 quilômetros de novas adutoras de 200 a 400 milímetros de diâmetro e implantados mais 25 quilômetros de rede distribuidora. Na 3ª etapa das obras, serão instalados novos equipamentos eletromecânicos para aumentar o volume captado e transportado de água bruta até a estação de tratamento.

“Toda a infraestrutura que está sendo instalada vai ampliar a capacidade de distribuição para até 3.400 metros cúbicos por hora, garantindo um aumento de 36% na oferta de água distribuída e assegurando uma operação eficiente e confiável do sistema”, explica Manoel Marques, gerente regional da Embasa.

Ainda de acordo com a Embasa, a ampliação do sistema de Vitória da Conquista e a construção da Barragem do Catolé, que também está em andamento, representam um investimento de R$ 280 milhões voltados para dotar o município de infraestrutura de abastecimento de água com autonomia para atender bem a população pelos próximos 20 anos.

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -