Para marcar as atividades do Abril Azul em Guanambi, mês de conscientização sobre o Autismo, de 30 de março a 2 de abril, será realizado o evento “Autismos: um universo neurodivergente”.
As atividades serão realizadas por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (CREIO) e Câmara de Vereadores.
De acordo com dados da dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o mundo, a estimativa é de mais de 70 milhões de pessoas com autismo, o que corresponde a cerca de 1% da população mundial.
No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas são autistas. O autismo – nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos)
Programação
30/03 – quarta-feira – 16h, Câmara de Vereadores:
- Abertura
- Apresentação cultural
- Palestra sobre a importância na desconstrução do estigma frente ao diagnóstico de Autismo (TEA). Palestrante: Tatiane Lima Santos de Andrade (Neuropsicóloga).
31/03 – quinta-feira – 08h, Câmara de Vereadores:
- Palestra sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC). Palestrante: Técnico do CRAS.
- Emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA);
31/03 – quinta-feira) – 14h, Adesivaço no centro comercial da cidade;
01/04 – sexta-feira, 08h às 11h30, Polo da UFBA em Guanambi:
- Mini curso de formação para pais e assistentes de alunos sobre integração sensorial no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Palestrante I: Gilsara Madeira (terapeuta ocupacional).
01/04 (sexta-feira), 14h às 17h30, Polo da UFBA em Guanambi:
- Mini curso de formação para pais e assistentes de alunos sobre ética e estética no atendimento de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Palestrante II: Laily Benedictis (Psicopedagoga);
02/04 (sábado), 08h, No espaço do Creio:
- Café da manhã com as famílias
- Bate-papo com o tema “Autismos: A família e o desafio de um universo neurodivergente). Participação: Elianar Guimarães (professora de educação infantil).