26.6 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Guanambi realizará atividades do Abril Azul, mês de conscientização sobre o Autismo

Mais Lidas

Para marcar as atividades do Abril Azul em Guanambi, mês de conscientização sobre o Autismo, de 30 de março a 2 de abril, será realizado o evento “Autismos: um universo neurodivergente”.

As atividades serão realizadas por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (CREIO) e Câmara de Vereadores.

De acordo com dados da dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o mundo, a estimativa é de mais de 70 milhões de pessoas com autismo, o que corresponde a cerca de 1% da população mundial.

No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas são autistas. O autismo – nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos)

Programação

30/03  – quarta-feira – 16h, Câmara de Vereadores:

  • Abertura
  • Apresentação cultural
  • Palestra sobre a importância na desconstrução do estigma frente ao diagnóstico de Autismo (TEA). Palestrante: Tatiane Lima Santos de Andrade (Neuropsicóloga).

31/03 – quinta-feira – 08h, Câmara de Vereadores:

  • Palestra sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC). Palestrante: Técnico do CRAS.
  • Emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA);

31/03  – quinta-feira) – 14h, Adesivaço no centro comercial da cidade;

01/04 – sexta-feira, 08h às 11h30, Polo da UFBA em Guanambi:

  • Mini curso de formação para pais e assistentes de alunos sobre integração sensorial no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Palestrante I: Gilsara Madeira (terapeuta ocupacional).

01/04 (sexta-feira), 14h às 17h30, Polo da UFBA em Guanambi:

  • Mini curso de formação para pais e assistentes de alunos sobre ética e estética no atendimento de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Palestrante II: Laily Benedictis (Psicopedagoga);

02/04 (sábado), 08h, No espaço do Creio:

  • Café da manhã com as famílias
  • Bate-papo com o tema “Autismos: A família e o desafio de um universo neurodivergente). Participação: Elianar Guimarães (professora de educação infantil).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas