21.2 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Feriado e fim de semana devem ser de chuva em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A meteorologia está apontando para a possibilidade de chuva em Vitória da Conquista durante o feriado de Paixão de Cristo, nesta sexta-feira (15), até o próximo domingo (17), data em que se comemora a Páscoa.

De acordo com os institutos de meteorologia, nos próximos dias, o acumulado deve variar entre 20 e 50 milímetros (mm) no município.

Com a confirmação das chuvas previstas, também deve haver queda nas temperaturas, fazendo cessar o calor, como o da tarde desta quinta-feira (14), quando a máxima chegou a 31,7ºC.

O avanço do outono também tende a trazer de volta as madrugadas frias, típicas de Vitória da Conquista. As mínimas que anda na casa dos 18ºC nos últimos dias devem cair para a faixa de 16ºC no início da próxima semana.

A medida que a estação for avançando, o frio vai ficando mais intenso na cidade, como ocorre de costume devido a geografia local.

Mais de um mês sem chuva em Vitória da Conquista

A volta das chuvas deve ocorrer após mais de um mês sem precipitações expressivas na região. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último registro importante na cidade foi no dia 10 de março, quando foram registrados 13,8 mm.

Nos dias seguintes, houve outros registros, no entanto, os volumes ficaram abaixo de 2 mm em todos os episódios de chuva registrados pela estação meteorológica, instalada na Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb).

Tanto tempo sem chuva fez com que a prefeitura decretasse situação de emergência por conta da seca, três meses após as chuvas intensas terem causados muitos transtornos no município.

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), deu início a um mutirão para atender as localidades da área rural afetadas pela seca. O trabalho teve início pelo distrito de José Gonçalves, onde é realizado em parceria com o Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (PAAC/Subprefeitura) do distrito.

Muita chuva no litoral

As previsões do tempo também apontam que deve chover bastante no fim de semana em toda faixa litorânea do Estado, desde Porto Seguro até Salvador, com avanço das chuvas também pelo leste baiano.

Nas áreas, o acumulado até o fim da próxima semana pode passar de 200 mm. Por esta razão, as defesas civis municipais estão se preparando para agir em caso de possíveis transtornos provocados pelo temporais, que também devem vir acompanhado de rajadas de vento.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas