Anúncio
Bahia

Quatro concursos previstos na Bahia devem ofertar 4 mil vagas ainda no primeiro semestre

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Pelo menos quatro concursos previstos na Bahia podem sair ainda no primeiro semestre. O Governo do Estado planeja abrir mais de 4 mil vagas já anunciadas e autorizadas, todos em fase de elaboração de editais.

A Secretaria de Educação do Estado (SEC) planeja a contração de 1.806 professores e 307 coordenadores pedagógicos. Também na Educação, foram autorizadas 286 vagas para as classes de professores auxiliares e assistentes das universidades estaduais.

Anúncio

Já a Polícia Civil vai abrir 700 vagas para o cargo de investigador, 150 para delegado e 150 para escrivão de polícia, enquanto o Departamento de Polícia Técnica (DPT) vai ofertar 456 vagas para contratação de profissionais para as unidades em todo o Estado.

O certame com o processo mais avançado é da Polícia Civil, cuja banca está definida. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi escolhido para conduzir o processo de seleção dos candidatos.

Também existe expectativa para realização de concursos em outros órgãos do Estado, como a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com cerca de 900 vagas prometidas desde 2019. No entanto, ainda não houve um anúncio oficial sobre a realização eminente.

Outro órgão que não realiza concurso há 20 anos é a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Desde o ano passado, há uma expectativa para a abertura de 110 vagas para os cargos de Agente em Defesa Agropecuária e Técnico em Defesa Agropecuária. A Polícia Penal (Seap-BA) também vem ensaiando desde 2020 a liberação de 170 vagas.

Há expectativa ainda para abertura de concursos em instituições como o Ministério Público do Estado (MPBA) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba).

Veja os quatro concursos previstos na Bahia

Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC)

Anúncio

O governador Rui Costa autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Educação do Estado (SEC). A autorização está publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 2 de março.

Serão oferecidas 1.806 vagas para professores de Ensino Médio e 307 vagas para coordenadores pedagógicos que deverão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs).

A realização do concurso visa alocar docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional.

Nesse sentido, a previsão é de que sejam contratados professores dos principais componentes curriculares do Ensino Médio, a exemplo de História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia, que irão atuar com uma carga horária de 40 horas semanais.

Também com carga horária de 40 horas, os coordenadores pedagógicos irão suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados onde haja oferta de Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. Além disso, estão previstas 27 vagas especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

Universidades Estaduais

O Governo publicou nesta sexta-feira, 15 de abril, no Diário Oficial do Estado (DOE), autorização para a realização de concursos públicos para professores, contemplando as quatro universidades estaduais da Bahia.

De acordo com a publicação, serão oferecidas vagas para as classes de professores auxiliares e assistentes, com regimes de 20 e 40 horas, distribuídas entre a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O anúncio dos novos concursos previstos na Bahia foi feito pelo governador Rui Costa em uma publicação em suas redes sociais. “Nesta quinta, assinei autorização para a realização de concurso público para professores para as quatro universidades estaduais da Bahia. São 286 vagas. Vai contribuir com o crescimento das instituições e reforça as bases da educação de qualidade com ensino, pesquisa e extensão.

As 286 vagas são divididas em 161 para professor auxiliar e 125 para assistente. Desse total, o maior contingente – 134 professores auxiliares – será direcionado para a Uneb; para a Uesb estão previstos 89 profissionais, sendo 21 professores auxiliares e 68 assistentes; a Uesc irá contar com 49 professores novos, sendo quatro auxiliares e 45 assistentes. As 14 vagas para docentes da Uefs serão divididas em duas para professor auxiliar e 12 para assistente.

Além dos certames, estão sendo preparadas convocações para 47 aprovados em concurso realizado em 2018, ampliando o quadro de professores da Uesc e Uefs. Deste total, são 15 auxiliares e 32 assistentes.

DPT

No início de março foi autorizada a realização de concurso para a Segurança Pública do Estado (SSP-BA).

A autorização já está publicada no Diário Oficial do Estado. De acordo com a pasta, serão ofertadas 456 vagas para contratação de profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

“Mais uma demonstração do governo do Estado, na prioridade em combater a violência na Bahia. O trabalho do DPT é fundamental na elucidação de crimes”, destacou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

Em 2014, o governo também realizou concurso público para estas carreiras da Segurança Pública. Foram disponibilizadas 40 vagas para perito criminal, 60 para perito médico legista, 10 para perito odonto-legal e 20 para perito técnico do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Polícia Civil

Entre os concursos previstos na Bahia, o da Polícia Civil está mais adiantado. No início de março, o Governo do Estado definiu a empresa organizadora do concurso de Polícia Civil da Bahia, previsto para ser realizado este ano.

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi escolhido para comandar o certame, que vai oferecer mil vagas para a instituição, sendo 700 para o cargo de investigador, 150 para delegado e 150 para escrivão de polícia.

De acordo com o Governo do Estado, o IBFC possui larga experiência na organização e gestão de exames e concursos para diversos entes da administração pública como municípios, estados, o Distrito Federal e a União.

autorização do governador Rui Costa para a realização do certame foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição do dia 31 de julho do ano passado.

O próximo passo do concurso será a publicação do Edital, contendo todo o seu regramento. Este certame é o segundo realizado para ingresso na Polícia Civil na gestão atual (2018-2021). O concurso da Polícia Civil da Bahia anterior foi homologado em 2019, disponibilizando mil vagas para a instituição.

Veja mais oportunidades no nosso Guia

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 15 de abril de 2022 21:17

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio