23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Quatro concursos previstos na Bahia devem ofertar 4 mil vagas ainda no primeiro semestre

Mais Lidas

Pelo menos quatro concursos previstos na Bahia podem sair ainda no primeiro semestre. O Governo do Estado planeja abrir mais de 4 mil vagas já anunciadas e autorizadas, todos em fase de elaboração de editais.

A Secretaria de Educação do Estado (SEC) planeja a contração de 1.806 professores e 307 coordenadores pedagógicos. Também na Educação, foram autorizadas 286 vagas para as classes de professores auxiliares e assistentes das universidades estaduais.

Já a Polícia Civil vai abrir 700 vagas para o cargo de investigador, 150 para delegado e 150 para escrivão de polícia, enquanto o Departamento de Polícia Técnica (DPT) vai ofertar 456 vagas para contratação de profissionais para as unidades em todo o Estado.

O certame com o processo mais avançado é da Polícia Civil, cuja banca está definida. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi escolhido para conduzir o processo de seleção dos candidatos.

Também existe expectativa para realização de concursos em outros órgãos do Estado, como a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com cerca de 900 vagas prometidas desde 2019. No entanto, ainda não houve um anúncio oficial sobre a realização eminente.

Outro órgão que não realiza concurso há 20 anos é a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Desde o ano passado, há uma expectativa para a abertura de 110 vagas para os cargos de Agente em Defesa Agropecuária e Técnico em Defesa Agropecuária. A Polícia Penal (Seap-BA) também vem ensaiando desde 2020 a liberação de 170 vagas.

Há expectativa ainda para abertura de concursos em instituições como o Ministério Público do Estado (MPBA) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba).

Veja os quatro concursos previstos na Bahia

Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC)

O governador Rui Costa autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Educação do Estado (SEC). A autorização está publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 2 de março.

Serão oferecidas 1.806 vagas para professores de Ensino Médio e 307 vagas para coordenadores pedagógicos que deverão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs).

A realização do concurso visa alocar docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional.

Nesse sentido, a previsão é de que sejam contratados professores dos principais componentes curriculares do Ensino Médio, a exemplo de História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia, que irão atuar com uma carga horária de 40 horas semanais.

Também com carga horária de 40 horas, os coordenadores pedagógicos irão suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados onde haja oferta de Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. Além disso, estão previstas 27 vagas especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

Universidades Estaduais

O Governo publicou nesta sexta-feira, 15 de abril, no Diário Oficial do Estado (DOE), autorização para a realização de concursos públicos para professores, contemplando as quatro universidades estaduais da Bahia.

De acordo com a publicação, serão oferecidas vagas para as classes de professores auxiliares e assistentes, com regimes de 20 e 40 horas, distribuídas entre a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O anúncio dos novos concursos previstos na Bahia foi feito pelo governador Rui Costa em uma publicação em suas redes sociais. “Nesta quinta, assinei autorização para a realização de concurso público para professores para as quatro universidades estaduais da Bahia. São 286 vagas. Vai contribuir com o crescimento das instituições e reforça as bases da educação de qualidade com ensino, pesquisa e extensão.

As 286 vagas são divididas em 161 para professor auxiliar e 125 para assistente. Desse total, o maior contingente – 134 professores auxiliares – será direcionado para a Uneb; para a Uesb estão previstos 89 profissionais, sendo 21 professores auxiliares e 68 assistentes; a Uesc irá contar com 49 professores novos, sendo quatro auxiliares e 45 assistentes. As 14 vagas para docentes da Uefs serão divididas em duas para professor auxiliar e 12 para assistente.

Além dos certames, estão sendo preparadas convocações para 47 aprovados em concurso realizado em 2018, ampliando o quadro de professores da Uesc e Uefs. Deste total, são 15 auxiliares e 32 assistentes.

DPT

No início de março foi autorizada a realização de concurso para a Segurança Pública do Estado (SSP-BA).

A autorização já está publicada no Diário Oficial do Estado. De acordo com a pasta, serão ofertadas 456 vagas para contratação de profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

“Mais uma demonstração do governo do Estado, na prioridade em combater a violência na Bahia. O trabalho do DPT é fundamental na elucidação de crimes”, destacou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

Em 2014, o governo também realizou concurso público para estas carreiras da Segurança Pública. Foram disponibilizadas 40 vagas para perito criminal, 60 para perito médico legista, 10 para perito odonto-legal e 20 para perito técnico do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Polícia Civil

Entre os concursos previstos na Bahia, o da Polícia Civil está mais adiantado. No início de março, o Governo do Estado definiu a empresa organizadora do concurso de Polícia Civil da Bahia, previsto para ser realizado este ano.

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi escolhido para comandar o certame, que vai oferecer mil vagas para a instituição, sendo 700 para o cargo de investigador, 150 para delegado e 150 para escrivão de polícia.

De acordo com o Governo do Estado, o IBFC possui larga experiência na organização e gestão de exames e concursos para diversos entes da administração pública como municípios, estados, o Distrito Federal e a União.

autorização do governador Rui Costa para a realização do certame foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição do dia 31 de julho do ano passado.

O próximo passo do concurso será a publicação do Edital, contendo todo o seu regramento. Este certame é o segundo realizado para ingresso na Polícia Civil na gestão atual (2018-2021). O concurso da Polícia Civil da Bahia anterior foi homologado em 2019, disponibilizando mil vagas para a instituição.

Veja mais oportunidades no nosso Guia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas