Rural

Edital de Inovação para a agricultura familiar está com inscrições abertas

Publicado por
Compartilhado

Estão abertas as inscrições para o Edital de Inovação para a Agricultura Familiar, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), via Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex).

O Edital é voltado à seleção e o apoio de projetos inovadores que desenvolvam novas tecnologias ou aprimorem as já existentes. Os resultados visam à promoção do bem-estar no trabalho rural e à melhoria da produção de alimentos saudáveis e dos serviços da agricultura familiar no estado da Bahia.

Serão R$ 3 milhões para linhas temáticas de pesquisa como o desenvolvimento de novos produtos alimentícios, sistemas de produção de base agroecológica e projetos de apoio direto às demandas das agroindústrias familiares ou equipamentos similares, entre outros.

Os projetos de pesquisa apresentados deverão ser realizados em parceria com associações e cooperativas da agricultura familiar da Bahia. Também serão selecionados projetos em parceria com instituições da Rede de Educação Profissional da Bahia e com as Escolas Família Agrícola (EFA).

Todas as propostas deverão contemplar projetos de pesquisa aplicada, de caráter tecnológico e ou técnico e de inovação, que apresentem resultados objetivos às demandas dialogadas com organizações da agricultura familiar ou de povos e comunidades tradicionais.

O secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, afirmou que, pela primeira vez, é lançado um edital específico de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar. “Uma primeira experiência com essa particularidade. Temos certeza que teremos outros. A expectativa é que neste primeiro semestre já estejamos com esses pesquisadores contratados e executando esses projetos de pesquisa. Que essa inovação tecnológica chegue logo aos empreendimentos da agricultura familiar”.

Para a secretária interina da Secti, Mara Souza, esse edital, em parceria com a SDR, tem como objetivo aproximar o pequeno produtor.

“Vamos apoiar o desenvolvimento de tecnologias nascidas da própria problemática do agricultor. Eles vão discutir isso com a universidade, com as instituições de ciência e tecnologia e daí vão sair soluções que servem para ele, para a sua comunidade e para todo mundo. É um edital para fomentar a busca, o encontro de soluções para esse povo, muitos deles em situação de vulnerabilidade. Queremos fazer com que, a partir da tecnologia, eles aumentem a sua autonomia, consigam produzir melhor, com mais qualidade e com mais proteção para a sua saúde e para o meio ambiente”.

Segundo o coordenador da Cepex, José Tosato, esse é um edital para beneficiar a agricultura familiar. “Vai apoiar projetos inovadores que desenvolvam ou aprimorem tecnologias para a agricultura familiar e que tem resultados efetivos, que possam ser usados imediatamente pelas agricultoras e agricultores. Vai promover a melhoria da produção de alimentos saudáveis e serviços da agricultura familiar, que possam ajudar no aumento da produtividade, na sustentabilidade e que promovam o bem-estar do trabalho rural”.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 22 de abril de 2022 15:52

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio