Prefeitura iniciou construção de passagem elevada em cruzamento onde está ocorrendo acidentes frequentes em Guanambi

Foto mostra início das intervenções no cruzamento das ruas Joana Angélica e Sátiro Dias
Reprodução | Leitor Agência Sertão

Uma passagem elevada começou a ser construída no cruzamento das ruas Sátiro Dias e Joana Angélica, no Centro de Guanambi. O local tem sido cena de acidentes frequentes por desrespeito à sinalização de parada obrigatória.

A obra foi iniciada na manhã desta segunda-feira (25) e o tráfego no local está sendo desviado. O fluxo normal deve ser liberado já nesta terça-feira (26). Uma equipe segue trabalhando durante a noite para concluir a estrutura. Também haverá reforço na sinalização vertical.

No sábado (23), dois acidentes aconteceram no local num intervalo de 20 minutos. Em um deles, um mototaxista ficou ferido com gravidade após ser atingido por um veículo que não obedeceu a preferencial.

Foram outros vários acidentes durante o feriadão de Tiradentes e mais ocorrências nesta segunda-feira, em um deles, um jovem de 28 anos morreu após bater em uma caminhonete D20 e em um Fiat Uno na Avenida Prisco Viana (antiga Valdir Pires), na altura do bairro Pôr do Sol.

Pelo menos mais três acidentes ocorreram ao longo do dia, deixando quatro pessoas feridas. Um deles foi uma colisão frontal na BR-030, próximo ao viaduto da Fiol. Em outro, no bairro Novo Horizonte, um ciclista foi atropelado por um caminhão.

O aumento no número de acidentes tem sido muito comentado pelos guanambienses. Uma das críticas mais comum é relativa às remoções de vários quebra-molas de vias da cidade sem que tenha sido feita outra intervenção para compensar as retiradas.

Em relação ao número alto de acidentes dos últimos dias, em entrevista ao programa Fala Você, da Rádio 106FM, o superintendente municipal de Trânsito, João de Deus Cotrim, disse que é comum o aumento de registros nos feriados.

“Em feriados prologados, o índice de acidentes se amplia. Estes acidentes, na maioria, aconteceram fora da área central da cidade, mais na periferia, nos bairros, nas rodovias. São locais que o pessoal flui com mais liberdade. Inclusive, a sinalização é menos eficiente, às vezes até precária. Nós não temos os bairros sinalizados”, disse.

Cotrim disse que considera inconcebível uma colisão em um cruzamento. “O cidadão quando entra na autoescola sabe que tem que tem que reduzir a velocidade ao se aproximar de um cruzamento. Duplicamos a sinalização do local, mesmo assim tem pessoas que não respeitam”, comentou.

Ele disse também que o prefeito Nilo Coelho (UB) pediu que se iniciasse um trabalho educativo voltando principalmente para motociclistas, com realização de blitz educativas com o apoio da Policia Militar para distribuir 20 mil folhetos com instruções de segurança no trânsito.

Além disso, o superintendente informou que a prefeitura está concluindo a licitação e a compra das primeiras lombadas eletrônicas que serão instaladas na cidade.

Veja a entrevista

Paralisação das atividades acadêmicas dos professores da UNEB, UESB, UESC e UEFS com Dinalva Macêdo.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile