Eleições

A partir de Domingo Pré-candidatos já podem iniciar Vaquinha Virtual

Publicado por
Redação
Compartilhado

A partir do próximo domingo (15), os pré-candidatos que vão disputar as eleições de outubro estão autorizados a realizar campanha prévia de financiamento coletivo, modalidade conhecida como vaquinha virtual ou crowdfunding.

Pelas regras eleitorais, a arrecadação poderá ser feita por empresas especializadas que foram cadastradas previamente na Justiça Eleitoral. A liberação dos recursos está condicionada ao pedido de registro de candidatura, à obtenção de CNPJ e a abertura de conta bancária.

Contudo, segundo a Agência Brasil, o eleitor precisa ficar atento pois, durante a campanha de arrecadação, os pré-candidatos não poderão fazer pedidos de votos e propaganda eleitoral antecipada.

O processo eleitoral de 2022 será o terceiro no Brasil a utilizar o financiamento coletivo na internet para arrecadar recursos para campanhas. Essa modalidade de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais foi regulamentada pela reforma eleitoral de 2017 e utilizada nas Eleições Gerais de 2018 e nas Municipais de 2020.

Partidos e pré-candidatos devem estar atentos às regras previstas nas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.607/2019.

Para participar, os partidos e pré-candidatos precisam contratar empresas ou entidades com cadastro aprovado pelo TSE para realizar esse tipo de serviço, respeitar as normas gerais de financiamento de campanha e declarar todos os valores arrecadados na prestação de contas à Justiça Eleitoral. A lista das empresas com cadastro aprovado está no site do TSE.

Somente pessoas físicas podem doar. Pelas regras do TSE, não existe limite de valor a ser recebido pela modalidade de financiamento coletivo. Mas, as doações de valores iguais ou superiores a R$ 1.064,10 somente podem ser recebidas mediante transferência eletrônica ou cheque cruzado e nominal.

A emissão de recibos é obrigatória em todo tipo de contribuição recebida, seja em dinheiro ou cartão. Isso é feito para possibilitar o controle pelo Ministério Público e pelo Judiciário. A empresa arrecadadora também deve disponibilizar em site a lista com a identificação dos doadores e das respectivas quantias doadas, a ser atualizada instantaneamente a cada nova contribuição, bem como informar os candidatos e os eleitores sobre as taxas administrativas a serem cobradas pela realização do serviço.

Vale lembrar que o primeiro turno será realizado será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

Redação
Publicado por
Redação

Notícias recentes

Concurso da Câmara de Camaçari oferta 50 vagas

A Câmara Municipal de Camaçari abriu Concurso Público visando preencher 50 vagas para 14 cargos…

Estado da Bahia repudia demolição de imóvel de Frans Krajcberg em Nova Viçosa

O Governo da Bahia emitiu uma nota de repúdio após a demolição de um imóvel…

Sipolatti, Grupo Big, Jamef e outras empresas estão com vagas de emprego abertas em Vitória da Conquista

Muitas oportunidades de emprego estão abertas em Vitória da Conquista nesta quarta-feira (10). Levantamento da…

Ex-vice-prefeita de Vitória da Conquista tem candidatura de suplente ao senado registrada

A ex-vice-prefeita de Vitória da Conquista, Irma Lemos, teve sua candidatura registrada para o cargo…

Por conta do dias dos país, comércio de Vitória da Conquista funcionará em horário especial neste sábado

O horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais será estendido em Vitória da Conquista no próximo…

Ibametro convoca taxistas de Guanambi para verificação de taxímetros

Por meio de uma portaria publicada na edição desta terça-feira (9) do Diário Oficial do…