Conquista e Região

Programa Dignidade Menstrual beneficia estudantes de Vitória da Conquista

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

O Colégio Estadual Dom Climério de Almeida, em Vitória da Conquista, realizou, nesta semana, uma série de atividades voltadas ao Programa Dignidade Menstrual, que tem por finalidade a distribuição de absorventes higiênicos e a promoção de ações pedagógicas de conscientização sobre o tema.

A iniciativa do governo do Estado oferece, mensalmente, um pacote de absorventes descartáveis por estudante e terá um investimento total de R$5,6 milhões. Na Bahia, serão beneficiadas mais de 226 mil pessoas na faixa etária de 11 a 45 anos, regularmente matriculadas na rede estadual e que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza.

A casa de Anna Luiza Neves, 15 anos, estudante do 1° ano do Ensino Médio, tem sete pessoas, sendo quatro mulheres. De acordo com a aluna,  o benefício para ela e uma irmã, que também é estudante da rede estadual, chega em um bom momento. “Tem muitas pessoas que deixam de ir para o colégio quando estão menstruadas por não terem absorventes e isso vai atrapalhar o desempenho na escola. Não é justo ter que parar a vida por algo que é normal e fisiológico. Em minha casa, temos um gasto bem alto com isso”.

Com o aumento dos custos com a alimentação, a estudante Nycolle Caires, 16, 3º ano do Ensino Médio, afirma que o programa tem um papel fundamental para a estima das estudantes e contribui para segurança alimentar das famílias. “A cada dia que vamos ao mercado, vemos o aumento dos preços de produtos e alimentos. Com o programa, poderemos usar o dinheiro destinado aos absorventes para outras coisas também essenciais para casa”.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Marcela Maia, desenvolver o Programa Dignidade Menstrual na comunidade apresenta para os estudantes um olhar sobre o tema esclarecedor,  promovendo conhecimento e acolhimento. “Estamos em uma comunidade carente de muitos recursos. A distribuição dos absorventes é uma forma de trabalhar com a estima de uma estudante que, em algum momento, pode ter a sua ida à escola prejudicada pela falta deste item básico de higiene. O programa beneficia 95 garotas na escola, que agora vão poder destinar os recursos para outras necessidades pessoais, incluindo a alimentação”.

Para Talita Leitão, técnica da coordenação de Educação Ambiental e Saúde da SEC, através do programa, as escolas estão promovendo discussões com foco no conhecimento, no cuidado e na empatia. “Ainda é um tabu falar sobre a menstruação, o que, consequentemente, resulta na falta de informação e conhecimento. Os momentos de entregas dos absorventes nas escolas estão sendo oportunos para discussões sobre a temática. A dignidade menstrual está diretamente relacionada à dignidade humana. Quando não se tem condições e itens básicos para higiene, não se tem um período menstrual com dignidade, e isso é proveniente da pobreza menstrual. Em combate a essa situação, o programa está sendo uma ótima estratégia”.

Ações pedagógicas do Programa Dignidade Menstrual

Diversos materiais didáticos também estão disponíveis no Portal da Educação, dentre os quais a Cartilha Educativa sobre Saúde Menstrual, que explica o que é a menstruação e quais as mudanças que provocam no organismo, bem como contribui para desmistificar tabus relacionados ao tema. Também fazem parte das ações da SEC os processos formativos para estudantes, professores e gestores, visando ajudar na promoção da cultura, do cuidado, da empatia e do respeito.

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Mais de mil falsas esmeraldas foram apreendidas no interior da Bahia

Cerca de 1.100 pedras que aparentam ser esmeraldas foram apreendidas nesta quarta-feira, dia 29, durante…

Concurso da Secretaria de Educação da Bahia define banca organizadora

O Governo do Estado definiu a empresa organizadora do concurso público para a rede estadual…

Neojiba abre seleção para bolsistas técnicos em Vitória da Conquista

Estão abertas, até o dia 10 de julho, as inscrições para o processo seletivo do…

Contribuintes têm até esta quinta para pagar IPTU em taxa único com 10% de desconto em Vitória da Conquista

Termina na quinta-feira (30) o prazo para pagamento em cota única, com 10% de desconto,…

Uesb oferta 331 vagas pelo Sisu 2022.2

Por meio do Edital 109/2022, estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu),…

Flamengo de Guanambi e Fluminense de Feira de Santana se reencontram sete anos após decisão de 2015

O Flamengo de Guanambi está em Feira de Santana para enfrentar o Fluminense de Feira…