Administração Pública

Ex-diretora do Hospital Geral de Guanambi foi multada pelo TCE-BA

Publicado por
Compartilhado

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) decidiram, por maioria de votos, aplicar multa de R$ 2 mil à ex-diretora-geral do Hospital Geral de Guanambi (HGG), unidade vinculada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com o órgão, a multa foi em razão da diretora não ter cumprindo uma determinação expedida pelo TCE/BA.

Segundo o relatório, a gestora não atendeu a questionamentos sobre uma auditoria para apurar um problema ocorrido na unidade de saúde.

Em resposta à decisão do TCE-BA, Paula Melo disse que atendeu todas as solicitações do órgão e apresentou documentos protocolados para comprovar o envio das informações. Ela ressaltou também que a irregularidade apurada pela auditoria era relacionada a um fato ocorrido antes de sua gestão à frente da unidade de saúde, referente a medicamentos vencidos no ano de 2018.

No caso do processo que resultou na multa, a gestora foi responsabilizada pelo órgão pela abertura da sindicância, o que ela também mostrou comprovações que foi feito, como publicações no Diário Oficial do Estado (DOE), abertura do inventário de bens e plano de ação.

Ela ressaltou que além de recorrer, vai solicitar adoção de medidas cabíveis por conta das alegações que considera infundadas na decisão do TCE-BA. Por fim, ela ressaltou que todas as suas contas de gestão foram aprovadas sem ressalvas pelo mesmo tribunal durante todo o período em que esteve à frente do HGG, administrando o recurso público com responsabilidade.

Paula Melo deixou a direção do HGG no último dia 6, após ter seu pedido de exoneração publicado no Diário Oficial do Estado. No mesmo dia, a enfermeira Kelly Pozzi Malheiros Martins de Oliveira assumiu o cargo.

Outros julgamentos

Na apreciação de uma auditoria operacional em ações governamentais, tendo como objeto a Gestão de Pessoal do Poder Executivo (Processo TCE/007458/2020), a decisão, por maioria de votos, foi pela juntada dos autos às prestações de contas da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB) e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), expedição de determinações e recomendações e encaminhamento de cópia dos autos ao governador do Estado, Rui Costa.

A auditoria envolveu ações de 24 secretarias estaduais e dez órgãos e entidades da administração indireta do Poder Executivo. Por fim, uma auditoria de escopo específico (Processo TCE/008793/2018), realizada no âmbito da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), teve como decisão, à unanimidade, a expedição de recomendações à pasta auditada.

Os dois recursos com julgamentos concluídos tiveram a mesma decisão: o arquivamento dos autos. O primeiro (Processo TCE/000939/2012) teve como recorrente Renilda Raymunda Ferreira da Silva e como recorrida a Resolução 2406/2005 da 1ª Câmara do TCE/BA, enquanto o segundo (Processo TCE/008808/2002) foi da autoria do Núcleo de atuação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) junto ao TCE/BA contra a Resolução 2.341/1999 da 1ª Câmara do TCE/BA.

*Atualizado para acrescentar informações

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 18 de maio de 2022 00:20

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio