20.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Feira Cidadã chega a Ibotirama com serviços gratuitos de Saúde e SAC Móvel

Mais Lidas

Mais de 8 mil atendimentos de saúde serão ofertados no município de Ibotirama, no oeste da Bahia, a partir desta quarta-feira (18) até sexta-feira. A Feira Cidadã, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), vai oferecer serviços de saúde e cidadania.

Segundo a Sesab, serão cerca de 3 mil consultas oftalmológicas, 1.800 procedimentos de odontologia, 2.400 exames de imagem pré-operatórios, como ultrassonografia de mama, abdômen e transvaginal, além de 600 exames eletrocardiograma (ECG) e 300 de Raio-X.

Os exames de mamografia serão ofertados para mulheres de 40 a 69 anos de idade, mediante apresentação da requisição médica. O objetivo é favorecer o atendimento de pessoas com dificuldade de acesso ao sistema. Há 10 anos a lavradora aposentada Divair Silva, 70 anos, faz acompanhamento médico com mastologista pelo Sitema Únido de Saúde (SUS). Ela estava com uma requisição para fazer mamografia há algum tempo, mas não tinha como pagar pelo serviço. “Eu já tinha feito uma mamografia há muitos anos nesses mutirões. Soube dessa feira e fui encaminhada. Daqui saio com exame feito e resultado na hora”, comemorou a aposentada.

Feira Cidadã em Ibotirama 2022
Divulgação

O município, também, participará da ação com a oferta de outros serviços como: clínico geral, imunização (aplicação de vacinas) e serviço nutricional.

Os serviços de cidadania serão ofertados pelo SAC Móvel. Os serviços disponíveis são RG, CPF, Antecedentes Criminais e Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A carreta chegou na cidades nesta quarta (18) e fica até sexta-feira (20). O atendimento será por ordem de chegada.

Feira Cidadã e SAC Móvel

Local: Praça Ives de Oliveira, no centro da cidade (em frente à sede Administrativa Municipal)
Período: 18 a 20 de maio, de 8h às 17h

Para ter acesso aos serviços de saúde, os usuários deverão apresentar Cartão SUS, RG, comprovante de residência, comprovante de vacina contra a Covid-19 e requisição médica para realização de exames.

Para ter acesso aos serviços do SAC Móvel é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19 (incluindo a dose de reforço). Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas