26.4 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Onda de frio atinge 3.428 municípios até domingo, 107 na Bahia

Mais Lidas

Depois de dois alertas amarelos, de declínio de temperatura, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, de onda de frio, abrangendo 107 municípios baianos.

O mesmo alerta inclui todos os municípios dos estados do Sul e Sudeste do país, além de praticamente todo o Centro-Oeste e áreas de Tocantins e Rondônia, totalizando 3.428 municípios.

O aviso meteorológico foi iniciado às 15h desta sexta-feira e tem validade até às 10h do próximo domingo (22). Ele indica que a temperatura pode ficar 5ºC abaixo da média por período de três a cinco dias.

A recomendação é para que as pessoas se protejam do frio. Também é importante estar atento aos animais de estimação, que podem sofrer hipotermia se não foram colocados em locais protegidos durante a madruga.

De fato, apesar da maior parte do Nordeste não ter sido afetada pelo avanço da massa de ar polar desde o início da semana, moradores de toda faixa de divisa com Minas Gerais e Espírito Santo sentem a mudança no clima desde quarta-feira (18), quando o tempo começou a mudar e o calor deu lugar ao frio intenso.

Em Vitória da Conquista, cidade a 923 metros de altitude, os termômetros marcaram 7,4ºC no início da manhã desta sexta-feira. A temperatura é a menor para o mês de maio em quase 16 anos de registros oficiais e a terceira maior já registrada na estação do Inmet.

Previsão

Os modelos meteorológicos e institutos de meteorologia apontam que o frio veio para ficar nas cidades baianas atingidas pelos reflexos da massa de ar polar. No entanto, a partir do início da próximas semana ele deve ficar mais brando.

Na madrugada e manhã deste sábado (21) deve ocorrer novos picos de temperatura mínima em algumas localidades.

No Norte e Nordeste do estado, a previsão continua sendo para a ocorrência de chuvas expressivas.

Cidades baianas sob alerta de onda de frio

Abaíra, Alcobaça, Anagé, Aracatu, Baianópolis, Barra da Estiva, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brumado, Caculé, Caetanos, Caetité, Canápolis, Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Caravelas, Carinhanha, Caturama, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Dom Basílio, Encruzilhada, Érico Cardoso, Eunápolis, Feira da Mata, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Ibiassucê, Ibicoara, Ibipitanga, Ibirapuã, Ibitiara, Igaporã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Jussiape, Lagoa Real, Lajedão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada de Pedras, Matina, Medeiros Neto, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Muquém do São Francisco, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pindaí, Piripá, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Jânio Quadros, Riacho de Santana, Ribeirão do Larg,o Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Teixeira de Freitas, Tremedal, Urandi, Vereda e Vitória da Conquista.

Menores temperaturas registradas na Bahia nesta sexta-feira (20)

EstaçãoValor (°C)
VITORIA DA CONQUISTA7.4
CORRENTINA9.9
CORRENTINA10.4
GUARATINGA10.9
PORTO SEGURO11.0
PIATÃ11.8
BARREIRAS12.0
LUIZ EDUARDO MAGALHAES12.1
BARREIRAS13.0
BOM JESUS DA LAPA13.9
ITIRUÇÚ14.0
BRUMADO14.2
GUANAMBI14.7
IBOTIRAMA15.5
FORMOSA DO RIO PRETO15.9
LENCOIS16.1
BURITIRAMA16.2
MORRO DO CHAPEU17.3
CIPO17.6
ITABERABA18.5

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas