Obra de construção de nova ponte sobre o rio São Francisco foi iniciada

nova ponte sobre o rio são francisco
Reprodução | Agência Minas Gerais

O Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), começou a construção da ponte sobre o rio São Francisco da MG-402, no Norte do Estado.

A nova ponte irá ligar o município de São Francisco às cidades da margem esquerda do Velho Chico. A obra é aguardada há décadas pela população da região.

Serão 1.120 metros de extensão, com 13,8 metros de largura, facilitando a travessia de pessoas e cargas, que atualmente precisa usar o serviço de balsa para passar para o outro lado.

De acordo com o Governo de Minas Gerais, serão investidos cerca de R$ 137 milhões na construção da nova ponte.

As equipes do DER-MG  já trabalham na compactação da área do pátio de estocagem e armazenamento de vigas, que serão utilizadas na edificação da ponte. Também estão sendo realizados o levantamento topográfico e a verificação da batimetria, que é a medição da profundidade do rio.

Ainda segundo o Governo de Minas, a construção de pontes e pavimentação é um dos eixos do Provias, que prevê 44 empreendimentos com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais, somando cerca de 807 quilômetros.

O programa também abrange obras de recuperação funcional para promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação. No total, serão 55 intervenções em 1.770 quilômetros da malha rodoviária.

Os recursos, da ordem de R$ 2 bilhões, são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

A última ponte construída sobre o rio São Francisco foi concluída e inaugurada em dezembro de 2021 na Bahia, ligando as cidades de Xique-Xique e Barra.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile