back to top

Festas juninas devem ter responsabilidade administrativa, alertam Tribunais Baianos

Em cumprimento ao seu papel pedagógico e orientador, diante da aproximação do período dos festejos juninos, os Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA) vêm a público fazer um alerta aos gestores públicos estaduais e municipais.

Os Tribunais enfatizam que os gestores públicos devem estar atentos ao atendimento dos princípios que regem a administração pública, ao empregar recursos públicos para a contratação de festividades, sobretudo os princípios da moralidade, publicidade, economicidade e razoabilidade.

Outros fatores extremamente importantes a serem observados são o planejamento das contratações e da correta execução contratual, além da fiscalização e da prestação de contas com objetividade e clareza na descrição do objeto de contratação e na forma de aplicação dos recursos públicos.

O emprego de dinheiro público em festividades deve ser realizado sem que se perca de vista a necessidade do devido cumprimento dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.

Na próxima segunda-feira (13), os presidentes dos TCE/BA e do TCM/BA, Marcus Presidio e Plínio Carneiro, respectivamente, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa, Frank Ferrari, se reunirão para discutir o assunto. Eles devem definir as diretrizes para as ações conjuntas de fiscalização, assim como, as atividades voltadas a orientar os gestores públicos sobre gastos realizados com os festejos juninos.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile