Reprodução
Vídeo mostra momento em que bombeiro de folga salva criança de engasgo

Vídeo mostra momento em que Bombeiro salva criança de engasgo dentro de supermercado no sul da Bahia

Anúncio

Era um dia de folga e o soldado BM Renato Júnior, do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (6ºGBM/Porto Seguro) foi ao supermercado no município de Eunápolis, onde reside com a família. Já passava das 20h, quando, na fila do caixa ele percebeu uma movimentação estranha.

Ao se aproximou para verificar o que acontecia, o bombeiro visualizou uma mãe desesperada com uma criança nos braços, no chão do estabelecimento comercial. A criança não conseguia tossir, chorar, nem respirar.

Pai de dois filhos, a primeira reação do bombeiro militar foi pegar a criança nos braços. “Ele já estava com o corpo molinho e observei que se tratava de uma obstrução total, no qual a pessoa fica incapaz de respirar. Foi tudo muito rápido, a partir do momento que entendi o que acontecia, interferi iniciando a manobra de desengasgo. Coloquei a criança de barriga para baixo no meu antebraço, com a cabeça um pouco mais baixa que o tórax e iniciei as tapotagens nas costas”, explicou o soldado BM Renato.

Na segunda tapotagem ele pôde observar a criança expelindo o alimento que obstruía suas vias aéreas. “Era um amendoim. Virei o menino de volta, confirmei que ele estava respirando normalmente e o entreguei à sua mãe. Foi uma emoção especial poder ajudar uma criança, sou pai de dois filhos, o Renato Neto de 9 anos e o Guilherme de 2 anos, cheguei em casa muito feliz contando para o mais velho que o papai tinha ajudado a salvar um neném”, completou o bombeiro.

A ocorrência aconteceu na última segunda-feira (6), mas as imagens foram divulgadas pela rede de supermercado apenas neste sábado (11). É muito comum crianças se engasgarem com alimentos ou aspirando algum objeto, como brinquedos pequenos.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) orienta que pais, cuidadores e professores aprendam a realizar as manobras de desengasgo. Também é importante que mantenham a calma, e entrem em contato com o CBMBA através da central193 ou com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192.

Reprodução
Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *