A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão expressiva na madrugada de hoje (18), em Vitória da Conquista, distante 520 quilômetros de Salvador.
De acordo com a corporação, os policiais realizavam fiscalização de combate à criminalidade em frente a unidade operacional da PRF (Km 830 da BR 116), quando foi dada ordem de parada a um Fiat/Uno Way, com placas de Caucaia (CE). Chamou a atenção dos policiais que a película dos vidros estavam muito escuras e em desacordo com o padrão estabelecido em normativa.
Durante a abordagem, os policiais perceberam um nervosismo incomum por parte dos ocupantes, como também respostas desencontradas em relação ao destino e motivo da viagem, o que levou a equipe a aprofundar a fiscalização e acabaram encontrando um verdadeiro arsenal que estava escondido num compartimento secreto do painel do carro.
Ao todo foram apreendidos os seguintes materiais:
- 200 unidades de munição calibre 9mm;
- 50 unidades de munição calibre .40;
- 5 pistolas CANIK calibre 9mm, de origem turca;
- 4 pistolas RAMON calibre 9mm de origem israelense;
- 13 carregadores para pistolas calibre 9mm;
- 8,65 Kg (oito quilos e seiscentas e cinquenta gramas) de cocaína;
- 3,1 Kg (três quilos e cem gramas) de crack.
De acordo com os cálculos da PRF, a apreensão deu um prejuízo ao crime organizado é de cerca de R$ 1.615.750,00.
Aos policiais, o motorista de 30 anos e que reside em Feira de Santana (BA) disse que recebeu uma proposta de R$ 2.000,00 para ir ao Rio de Janeiro e retornar com o material apreendido.
Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão ao casal. O homem e a mulher foram encaminhados com todo material apreendido à Delegacia da Polícia Judiciária, para lavratura do flagrante, pelos crimes de tráfico de drogas (art. 33 da lei de tóxicos) e comércio ilegal de arma de fogo (art. 17 do estatuto do desarmamento).
A PRF informou que apertou o cerco ao narcotráfico e alguns fatores contribuíram para esses resultados como o investimento na capacitação do efetivo, a implementação da tecnologia, a utilização de cães farejadores, as ações integradas com outras forças policiais e o aumento das ações de inteligência.