25.1 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Pescadores do rio São São Francisco celebraram Festa de São Pedro

Mais Lidas

Fiéis em várias partes do Brasil e do Mundo celebraram nesta quarta-feira (29), o dia de São Pedro, apóstolo de Jesus Cristo considerado o patriarca do cristianismo, padroeiro de Roma, dos papas e de muitas cidades mundo à fora.

O santo, que na tradição católica é o guardião das chaves do Reino dos Céus, também é padroeiro dos pescadores, pois era essa a sua profissão segundo os registros bíblicos. Por esta razão, pescadores de cidades costeiras e ribeirinhas de todo o país celebraram a data.

No rio São Francisco, a tradição também foi mantida em várias localidades. Na Bahia, na comunidade de Lagoa do Curralinho, em Juazeiro (BA), ribeirinhos celebraram o santo com uma missa e procissão que percorreu por terra e pelo rio São Francisco, boa parte do território da comunidade.

A celebração ocorreu por iniciativa da Associação de Pescadores e Pescadoras de Lagoa do Curralinho, com o apoio do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) da Diocese de Juazeiro. A missa foi celebrada pelo bispo, Dom Carlos Alberto Breis Pereira.

Carregando o andor do santo, os pescadores e pescadoras se revezaram na homenagem ao padroeiro e depois seguiram de barco pelo rio São Francisco.

Padroeiros dos viúvos e viúvas, porteiros e comerciantes

Em alguns lugares, São Pedro também é considerado o padroeiro dos viúvos e viúvas, porque era viúvo, e dos porteiros, pois Jesus lhe confiou as chaves do Reino dos Céus. Em Salvador, por conta da paróquia de São Pedro está localizada no centro da cidade, numa área comercial, ele também é considerado padroeiro dos comerciantes.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas