25.3 C
Guanambi
23.1 C
Vitória da Conquista

Após restauração em 4K, filme de Glauber Rocha foi exibido em Cannes e na Cinemateca Brasileira

Mais Lidas

Filme clássico do cinema brasileiro, Deus e o Diabo na Terra do Sol, do diretor Glauber Rocha, foi exibido nesta quarta-feira (6) na Cinemateca Brasileira em São Paulo. A película, que acabou de passar por uma restauração em 4K, é uma das maiores obras cinematográficas nacionais de todos os tempos.

Projeto iniciado em 2019, a restauração da cópia da película de 35mm do filme foi possível graças a união do cineasta Lino Meireles e de Paloma Rocha, filha de Glauber. A cópia restaurada também ganhou um teaser:

Esse foi o segundo longa da carreira de Glauber Rocha. O filme que estreou em 1964, no Festival de Cannes, logo conseguindo uma indicação ao cobiçado prêmio Palma de Ouro, voltou este ano ao evento.

A exibição em Cannes aconteceu no dia 18 de maio. A aprensentou foi realizada na Mostra Cannes Classics, dedicada a filmes clássicos e à preservação do patrimônio cinematográfico mundial.

A participação no evento, com o mesmo filme, quase 60 anos após sua estreia, é mais um marco para a obra de Glauber. O conquistense, Glauber de Andrade Rocha, que faleceu precocemente em 1981 é o mais importante cineasta brasileiro. Ele foi diretor, roteirista, ator, escritor e possue quase vinte obras em seu currículo.

A apresentação em São Paulo aconteceu na Cinemateca Brasileira e fez parte da Mostra Espetáculo Polêmica Cultura. O evento está sendo realizado até o dia 10 de julho. Após a exibição do filme ocorreu um debate com a equipe que atuou na restauração do longa.

Deus e o Diabo na Terra do Sol conta a trajetória do casal Manuel e Rosa, sertanejos que experimentam a exploração e pobreza no sertão nordestino. O longa ganhou vários prêmios: o Prêmio da Crítica Mexicana no Festival de Acapulco, o Grande Prêmio do Festival de Cinema Livre da Itália, a Náiade de Ouro do Festival Internacional de Porreta Terme da Itália e o Grande Prêmio Latino Americano do Festival de Mar del Plata, na Argentina.

Esta película é considerada, também, um dos principais representantes do Cinema Novo, movimento cultural que impactou o audiovisual e a sociedade brasileira na segunda metade do século XX.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas