Bahia

PT e PSOL já registraram candidaturas ao Governo da Bahia

Publicado por
Compartilhado

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) foram os primeiros a registrar as candidaturas ao Governo da Bahia. O prazo foi iniciado no último dia 20, após o início da convenções partidárias, e vai até 15 de agosto. A campanha eleitoral está prevista para começar no dia seguinte.

O PSOL foi o primeiro partido a realizar o registro para a chapa majoritária. Kleber Rosa vai representar o partido no pleito e terá como candidato a vice-governador Rodrigo Mansur. O partido também registrou a candidatura de Tâmara Azevedo ao Senado.

Kleber Rosa e Rodrigo Mansur

O candidato a governador tem 48 anos e é natural de Salvador. Ele é cientista social e mestre em Educação. Rosa faz parte da diretoria da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab).

O PSOL concorre às eleições de 2022 em federação com a Rede. Esta será a primeira eleição sem coligações para disputadas de vagas na Câmara Federal e nas assembleias legislativas. Diferente da coligação, a federação obriga os partidos a permanecerem sob a mesma atuação durante todo o mandato.

Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior

O PT oficializou na sequência o nome de Jerônimo Rodrigues, ex-secretário estadual de Educação. O vice de sua chapa é o ex-presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior, do MDB. A coligação é composta pela Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) e pelo PSB, PSD, AVANTE e MDB.

Jerônimo Rodrigues é professor do quadro da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Ele é natural de Jequié e formado em agronomia, além de mestre em Ciências Agrárias.

Na política ele atuou como secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário; secretário nacional do Desenvolvimento Social; assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia; assessor especial da Secretaria de Planejamento; secretário de Desenvolvimento Rural.

Pelo menos mais três partidos devem registrar candidatura ao Palácio de Ondina até o fim do prazo. O União Brasil vai apostar em ACM Neto, atualmente liderando as pesquisas de intenção de voto. Já o PL deve registrar o nome de João Roma e o PCB vai com Giovani Damico para a disputa.

Registro de Candidaturas

Até o início da manhã desta quinta-feira (4), além dos dois candidatos a governador e seus vices, a Bahia já tem registrados dois candidatos a Senador e seus respectivos suplentes, 118 a deputado federal e 123 a deputado estadual.

Além do PSOL, o PMN registrou candidatura ao Senado. O partido apresentou o nome de Marcelo Siqueira Barreto, de 56 anos é o nome escolhido pela sigla para disputar a única vaga da Bahia no pleito.

Os registros de candidatura serão analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e pela procuradoria eleitoral sobre as condições de elegibilidade.

Presidência

Para a presidência, quatro partidos registraram seus candidatos. Pelo Novo vai concorrer Felipe D’Avila. Já o UP registrou Léo Péricles, enquanto o PROS registrou Pablo Marçal e o PCB Sofia Manzano.

Os registros podem ser acompanhados no sistema Divulgacand.

Esta postagem foi publicada em 4 de agosto de 2022 09:39

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por
Tag PSOLPT

Notícias recentes

PRF apreendeu mais de 50 quilos de entorpecentes em Barreiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta terça-feira (30), cerca de 50kg de…

30 de abril de 2024

Brasil registrou mais de 244 mil empregos formais em março

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgou nesta terça-feira (30), pelo…

30 de abril de 2024

Estudantes da rede estadual com deficiência visual receberam óculos inteligentes

A Secretaria da Educação do Estado da Baia (SEC) divulgou nesta segunda-feira (29) que realizou…

30 de abril de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça, 30 de abril,…

30 de abril de 2024

Governo da Bahia lançou 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar da agricultura familiar

Por meio de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas para aquisição…

30 de abril de 2024

Prefeitura no Oeste da Bahia abre processo seletivo com salários de até R$ 5 mil

Estão abertas as inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na…

30 de abril de 2024