Categoria Sem categoria

Ex-vice-prefeita de Vitória da Conquista tem candidatura de suplente ao senado registrada

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

A ex-vice-prefeita de Vitória da Conquista, Irma Lemos, teve sua candidatura registrada para o cargo de segunda suplente do candidato a senador Cacá Leão (PP). Ela pertence União Brasil e é a presidente da sigla na cidade.  O primeiro suplente da chapa é o deputado federal Ronaldo Carlleto (PP).

Irmã, que é mãe da atual prefeita Sheila Lemos (União), tem 72 anos e além de vice-prefeita na gestão anterior, foi vereadora por três mandatos. Durante seu mandato na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, assumiu a prefeitura interinamente por duas vezes por conta de afastamentos do titular.

A chapa de Irma ao Senado Federal apoia e é apoiada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), um dos candidatos ao Governo da Bahia.

Esta não será a primeira vez que Irma concorre ao mesmo cargo. Em 2002 ela foi registrada como segunda suplente do então vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), no entanto, seu registro não foi deferido pela Justiça Eleitoral.

Os candidatos a suplente de senador são os que costumam passar mas despercebidos durante as eleições gerais no Brasil. Raramente aparecem nas propagandas e nos palanques durante as campanhas.

Apesar da pouca exposição durante a campanha, muitas vezes os suplentes acabam assumindo os mandatos por algum tempo, quando por exemplo um senador é convidado para assumir algum ministério. Além disso, o mandato de senador é de 8 anos, o dobro dos demais cargos eletivos, o que aumenta a esperança dos suplentes de serem convocados por conta de um eventual pedido de licença do titular.

Cada um dos 81 senadores eleitos pelos 26 estados e pelo Distrito Federal leva consigo dois suplentes para substituí-los em caso de necessidade de afastamento.

Na atual legislatura, pela Bahia, o senador Jaques Wagner (PT) tem como suplentes o atual vice-prefeito de Uruçuca, Bebeto Adalberto Souza Galvão e a ex-prefeita de Sebastião Laranjeiras Luciana Leão Muniz.

Já Ângelo Coronel (PSD) tem como primeiro suplente o ex-deputado federal Davidson Magalhães e Silvia Cerqueira, hoje candidata a deputada federal pela REDE.

Otto Alencar (PSD) que está em fim de mandato e concorre à reeleição tem como suplentes o professor da Uesb Abel Rebouças e a ex-deputada estadual Marizete.

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Durante buscas por homem afogado na Bahia, segundo corpo foi encontrado no rio São Francisco

No último domingo (25), enquanto o Corpo de Bombeiros fazia buscas pelo corpo de um…

Caminhão com carga ilegal de madeira nativa foi preso no oeste da Bahia

Na noite dessa segunda-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu carga de madeira nativa…

A partir desta terça, eleitores não podem mais ser presos

A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação,…

Uma mulher morreu e outra ficou ferida após pedra de cânion do Rio São Francisco despencar na Bahia

Uma pedra despencou de um cânion do rio São Francisco neste domingo (25) e atingiu…

Novas turmas foram abertas para aulas de violão gratuitas em Vitória da Conquista

Estão abertas as inscrições para o curso de violão promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento…