Anúncio
Esportes

Itabuna é campeão da Série B do Campeonato Baiano

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Está decidido o título da Série B do Campeão Baiano de 2022. O Itabuna empatou com o Jacobinense por 2 a 2, somando 4 a 3 no placar agregado. As duas equipes estão garantidas na Série A de 2023, mas só o Dragão do Sul levantou a taça.

A partida foi realizada na tarde deste sábado (13), no Estádio José Rocha, em Jacobina. O Itabuna abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo. O meio-campista João Neto fez um golaço ao acertar um chute muito forte de fora da área.

Anúncio

No segundo tempo, logo aos 7 minutos, Ninho Xavier ampliou o placar. Ele também arriscou um chute de fora da área, a bola bateu no chão antes de dificultar a vida do goleiro Fábio. O Jacobinense respondeu no minuto seguinte, após lançamento na área do Itabuna, Matheus Mendes marcou no bate e rebate depois de duas defesas do goleiro Tiago Passos. Anderson Lessa, de cabeça, empatou no último minuto.

O partida decisiva da Série B do Campeonato Baiano entre Jacobinense e Itabuna seria realizada no último fim de semana, no Barradão, em Salvador. Isto porque o Estádio José Rocha havia sido interditado por decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD/BA) em razão de confusões ocorridas na partida da semifinal contra o Juazeiro.

A direção do Jacobinense recorreu da decisão e conseguiu vitória do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD). Como a partida já estava marcada para Salvador e não haveria tempo hábil para transferir para Jacobina sem infringir o Estatuto do Torcedor, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) resolveu remarcar o jogo para este sábado.

Fundado em 1967, o Itabuna Esporte Clube tem agora três títulos de Campeão da Série B em sua história. Além de 2022, a equipe levou o troféu em 2002 e em 2011.

A cidade de Itabuna, sexta mais populosa do estado com mais de 214 mil habitantes, teve dois times disputando a Série B de 2022. Se por um lado o Grapiúna decepcionou, sendo rebaixado para a Série C de 2023, o Itabuna foi capaz de levar felicidade ao torcedor itabunense.

Anúncio

As equipes enfrentaram dificuldades a mais por conta dos deslocamentos e da ausência da torcida nos jogos como mandante. Isso porque o Estádio Luiz Viana, principal espaço para prática do futebol em Itabuna, encontra-se em situação bastante precária.

Um vídeo publico no em junho deste ano no canal Zé Drone Imagens Aéreas mostra a situação do equipamento público, sem condições até para prática de esporte amador.

Além de viajar para várias partes da Bahia para os jogos como visitante, a equipe do Itabuna mandou seus jogos em quatro cidades, Vitória da Conquista, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e Ipiaú.

Mesmo assim, a equipe conseguiu na última rodada a classificação para a segunda fase, terminando a primeira na quarta posição, com 19 pontos. Nas semifinais, o Dragão do Sul eliminou o Jequié, time de melhor campanha na fase classificatória.

Depois de um empate por 1 a 1 na primeira partida, em Ipiaú, o Itabuna venceu o Jequié em pleno Waldomiro Borges por 1 a 0 e chegou na final.

Esta foi a maior edição da história da Série B na Bahia, com doze equipes participantes. Ao todo foram 71 jogos realizados desde 22 de maio.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 13 de agosto de 2022 17:02

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio