27.7 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Uesb abre seleção para Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Formação de Professores

Mais Lidas

Entre os dias 1° e 30 de setembro, estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos regulares  dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, com área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática, no campus de Jequié.

Edital 154/2022, que rege a seleção, informa ainda que os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site do programa.

Podem participar da seleção profissionais com diploma ou certificado de conclusão de curso superior nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências, Biológicas, Geociências, Física, Química, Matemática, Pedagogia e Filosofia.

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para o Curso de Mestrado e 17 (dezesseis) vagas para o Curso de Doutorado.

Informações sobre os documentos exigidos,  quadro de vagas e outros detalhes estão disponíveis no Edital. Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato pelo e-mail ecfp@uesb.edu.br ou acesse o site do Programa.

O Programa

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) – nível de Mestrado e Doutorado Acadêmico –  integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação.

O PPG ECFP foi aprovado pela CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ,em Novembro/2010, iniciando efetivamente suas atividades no primeiro semestre de 2011. No  quadriênio 2013-2016  obteve nota 4, outorgada pelo Comitê-Técnico Científico (CTC) da Capes.

O Programa está vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas (UESB/Jequié-BA), e foi criado com a finalidade de desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Ciências e Matemática, promovendo a qualificação do educador/pesquisador nas áreas de ensino de Biologia, Física, Química e Matemática e,  concomitantemente, gerando conhecimentos que contribuam para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem na referida área, considerando todos os níveis de escolaridade no plano da educação formal e, também, em outras instâncias no plano da educação não-formal.

O PPG-ECFP está estruturado de maneira a contemplar um perfil de formação para o educador/pesquisador caracterizado pela observância de três compromissos essenciais: i) a excelência e o rigor acadêmico e científico; ii) o desenvolvimento de um pensamento crítico direcionado para os desafios existentes na área educacional; iii) uma compreensão ampliada da problemática educacional brasileira, e em específico, da Educação Científica, que contemple tanto o sistema formal de ensino, e especialmente, a escola pública, quanto os processos formativos desenvolvidos em ambientes educacionais não escolarizados (museus, parques, zoológicos, mídia etc.).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas