Política

Câmara de Vitória da Conquista rejeitou Moção de Congratulação à ‘Carta em defesa da Democracia’

Publicado por
Compartilhado

A maioria dos vereadores de Vitória da Conquista votou contra uma proposta de Moção de Congratulação à Faculdade de Direita da Universidade de São Paulo (USP), pela elaboração do documento intitulado “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito“.

O pedido foi proposto pela vereadora Viviane Sampaio (PT). Dos 21 parlamentares, 10 foram contrários à moção ao texto que fala que o país vive um “momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições”. Como três parlamentares se ausentaram e um se absteve, a proposta foi arquivada.

A carta foi elaborada por juristas brasileiros diante do que consideram ameaças feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o sistema eleitoral do país. Intelectuais, artistas, empresários e políticos assinaram o documento, lido recentemente em um evento na USP e simultaneamente em várias partes do Brasil.

De acordo com o site Avoador, votaram a favor da proposta os vereadores Fernando Jacaré (PT), Alexandre Xandó (PT), Valdemir Dias (PT), Luciano Gomes (PCdoB), Ricardo Babão (PCdoB) e Anderson (PCdoB), além da autora da proposta e de Luís Carlos Dudé (MDB), presidente da Casa.

Os que votaram contra foram os vereadores Augusto Cândido (PSDB), Dinho dos Campinhos (PP), Ivan Cordeiro (PTB), Adinilson Pereira (MDB), Hermínio Oliveira (PODE), Nildo Freitas (PSC), Chico Estrela (PTC), Sub Tenente Muniz (Avante), Bibia (MDB) e Orlando filho (PRTB).

Em defesa de sua opção de voto, o vereador Augusto Cândido disse que “essa carta não significa nada em termos de democracia. São pessoas que estão fazendo de tudo pelo poder e estão perdendo, se segurando em uma tábua de salvação que já afundou”.

A vereadora Viviane Sampaio disse que já esperava a reprovação. “Eu já sabia como iria se dar a discussão. Vocês têm que votar contra mesmo, porque se votassem a favor estariam indo contra ao que defendem. Nós temos aqui um parlamento ultraconservador, e a sociedade de Vitória da Conquista precisa observar o que acontece aqui dentro”, comentou.

A reportagem do referido site lembra que esta não foi a primeira vez que o posicionamento conservador venceu uma votação na Câmara de Vitória da Conquista. Em 2021, houve a reprovação de uma sessão comemorativa dos 100 anos do pedagogo Paulo Freire.

No mesmo ano, também foi apresentada uma Moção de Repúdio contra o DC Comics, em que há um personagem dos quadrinhos de Superman como bissexual.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 18 de agosto de 2022 10:48

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio