26.1 C
Guanambi
20.7 C
Vitória da Conquista

Casal de idosos viaja mais de cinco mil quilômetros para conhecer nascente do rio São Francisco

Mais Lidas

Um casal de idosos está desde 1º de maio em uma viajem iniciada no Alto Sertão Alagoano com destino ao município de São Roque de Minas, um percurso de quase 5.300 quilômetros (km).

Os aventureiros são o senhor José Francisco, de 82 anos, e sua esposa, dona Inácia. Eles planejaram juntos a viajem, com previsão de duração de oito meses, ou de acordo com orçamento da família.

A expedição foi nomeada de como “A viagem da integração”, pois o objetivo é realizar o sonho de conhecer a nascente histórica do rio São Francisco, na Serra da Canastra. Isso porque o casal mora no Mirante do Talhado,  em Delmiro Gouveia, município do Sertão Alagoano. O rio passa bem no quintal da casa onde eles residem.

A viagem é feita em uma pickup Fiat Strada, personalizada para a expedição e adaptada com tudo que o casal precisa para acampar pelas cidades por onde passam. Seu José e Dona Inácia têm feito a viagem com bastante calma. Eles param por dias em algumas em alguns pontos, deixando amizades e lembranças dos dias acampados.

Os caminhos por onde passam estão sendo narrados pelo fotógrafo Edson Carvalho, que reside em Salvador e faz remotamente um diário da viagem para produzir um documentário com imagens registradas pelos sertanejos por onde passam. Tudo pode ser acompanhado com atualizações todos os dias em um grupo criado para este fim no Facebook.

O documentário “Talhado para Viver” vai narrar a saga dos dois pelos estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. Cada etapa do percurso recebeu um nome em alusão a um escritor com alguma marca por suas obras pela respectiva região. Euclides da Cunha, Ruy Barbosa, Itamar Vieira Filho e Guimarães Rosa foram os homenageados até aqui. O último percurso será em homenagem a Maria Carolina de Jesus.

Após concluída a viagem, a obra será lançada em festivais de cinema brasil afora.

Trajeto

A Primeira parada da expedição foi na Bahia, em Paulo Afonso, onde existe um grande complexo hidroelétrico no rio. De lá eles entraram pelo Sertão Baiano até a histórica cidade de Canudos. Na sequência voltaram para as margens do rio e foram até Petrolina e Juazeiro.

Após alguns dias na divisa de Pernambuco e Bahia, eles deixaram novamente a margem do rio, cruzando mais um pedaço do sertão e toda a Chapada Diamantina, passando por Itiúba, Ruy Barbosa, Campos São João, Guiné, Mucugê, Rio de Contas, Caetité, e por último, Malhada, já na divisa com Minas Gerais, onde a viagem completou 100 dias.

De Malhada, os viagens seguiram para São Francisco/MG, onde ficaram mais sete dias até percorrer o Norte de Minas Gerais e desviarem novamente da rota do rio para chegar a Belo Horizonte na última quarta-feira (17), 109º dia da expedição.

Eles ficarão na capital mineira por alguns dias para recarregar as energias antes do último trecho. Faltam apenas 350 km para chegarem ao local da nascente do rio São Francisco, objetivo principal da expedição.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas