A base regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu -192) de Guanambi lançou oficialmente a sua plataforma de ensino à distância. O objetivo da ação é contribuir com o acesso ao conhecimento na área de urgência e emergência aos demais profissionais das cidades assistidas pelo serviço.
De acordo com a prefeitura, as formações, que antes eram realizadas presencialmente, já estão disponíveis para os profissionais do Samu-192 do município e das dezenove cidades têm que são bases descentralizadas da nossa Central de Regulação de Urgência (CRU) de Guanambi.
Utilizando login e senha próprios, eles já podem ter acesso ao primeiro curso semipresencial, vídeos, simuladores, recertificação e downloads. Serão oferecidas formações nas modalidades de aperfeiçoamento, capacitação e atualização para profissionais de saúde em seus processos de trabalho.
A plataforma aborda temáticas importantes como biossegurança, rede de atenção à saúde, urgências clínicas e traumáticas, obstétrica, psiquiátrica, pediátrica, entre outros. De acordo com a prefeitura municipal, essa tecnologia é ofertada em apenas dez cidades no país.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátricas, psiquiátricas, entre outras) que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, garantir atendimento e/ou transporte adequado para um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao SUS.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a Regional do Samu de Guanambi realiza a cobertura de uma população de 418 mil habitantes, atendendo a cidade e municípios como Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Urandi.