Anúncio
Destaques

Fiscalização da PRF resgatou mais nove pássaros silvestres transportados em condições precárias pela BR-116, em Vitória da Conquista

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Mais três flagrantes de transporte irregular de animais silvestres foram realizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, trecho do município de Vitória da Conquista. Em operação de combate a crimes contra o meio ambiente, policiais resgataram nove aves silvestres.

Os resgates aconteceram neste domingo (21) , em frente a unidade operacional da PRF. Na última quinta-feira (17), oito aves foram resgatadas no mesmo local.

De acordo com a corporação, ao abordarem três ônibus em momentos distintos, os policiais iniciaram os procedimentos de fiscalização e avistaram os animais presos em gaiolas, de forma precária e demonstrando total falta de cuidados.

A primeira ocorrência foi registrada às 11h25, quando foram resgatados quatro aves que estavam aprisionadas dentro de uma mochila. Os pássaros conhecidos como trinca-ferro, bicudo e papa-capim seriam levados para a cidade de Maracani/BA. Um idoso de 66 anos foi identificado como responsável pelo transporte ilegal dos animais.

Já o segundo flagrante ocorreu por volta das 12h, durante abordagem a um ônibus que seguia de São Paulo/SP com destino a Patos/PB. Ao subirem no ônibus e conversarem com os ocupantes, os PRFs decidiram aprofundar à fiscalização e após uma vistoria minuciosa, acabaram encontrando três canários da terra que estavam aprisionados em uma gaiola e escondidos dentro de uma mochila.

O responsável pelas aves, um homem de 33 anos, não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais e informou que comprou os pássaros na cidade de Boituba/SP e que pagou 300 reais. Disse ainda que pretendia soltar os animais em seu sítio localizado na zona rural de Imaculada (PB).

Por fim, às 14h20, foram resgatados 02 (dois) trinca-ferro que estavam com um passageiro de ônibus. Os pássaros foram encontrados dentro de uma bolsa e estavam em condição precária. O homem disse que pagou R$ 300 pelas aves e que levaria para a cidade de Malhador/SE a fim de presentear seu pai.

Anúncio

Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

As aves foram encaminhadas ao órgão ambiental CETAS, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.

A PRF ressaltou que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres. As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 22 de agosto de 2022 08:52

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio