23.4 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Fiscalização da PRF resgatou mais nove pássaros silvestres transportados em condições precárias pela BR-116, em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Mais três flagrantes de transporte irregular de animais silvestres foram realizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, trecho do município de Vitória da Conquista. Em operação de combate a crimes contra o meio ambiente, policiais resgataram nove aves silvestres.

Os resgates aconteceram neste domingo (21) , em frente a unidade operacional da PRF. Na última quinta-feira (17), oito aves foram resgatadas no mesmo local.

De acordo com a corporação, ao abordarem três ônibus em momentos distintos, os policiais iniciaram os procedimentos de fiscalização e avistaram os animais presos em gaiolas, de forma precária e demonstrando total falta de cuidados.

A primeira ocorrência foi registrada às 11h25, quando foram resgatados quatro aves que estavam aprisionadas dentro de uma mochila. Os pássaros conhecidos como trinca-ferro, bicudo e papa-capim seriam levados para a cidade de Maracani/BA. Um idoso de 66 anos foi identificado como responsável pelo transporte ilegal dos animais.

Já o segundo flagrante ocorreu por volta das 12h, durante abordagem a um ônibus que seguia de São Paulo/SP com destino a Patos/PB. Ao subirem no ônibus e conversarem com os ocupantes, os PRFs decidiram aprofundar à fiscalização e após uma vistoria minuciosa, acabaram encontrando três canários da terra que estavam aprisionados em uma gaiola e escondidos dentro de uma mochila.

O responsável pelas aves, um homem de 33 anos, não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais e informou que comprou os pássaros na cidade de Boituba/SP e que pagou 300 reais. Disse ainda que pretendia soltar os animais em seu sítio localizado na zona rural de Imaculada (PB).

Por fim, às 14h20, foram resgatados 02 (dois) trinca-ferro que estavam com um passageiro de ônibus. Os pássaros foram encontrados dentro de uma bolsa e estavam em condição precária. O homem disse que pagou R$ 300 pelas aves e que levaria para a cidade de Malhador/SE a fim de presentear seu pai.

Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

As aves foram encaminhadas ao órgão ambiental CETAS, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.

A PRF ressaltou que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres. As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas