Brasil

Programa Futuras Cientistas está com inscrições abertas a partir desta segunda

Publicado por
Compartilhado

O Futuras Cientistas está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (19). O programa é uma iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

As inscrições podem ser feitas até dia 10 de outubro, pela internet através do site do Cetene. De acordo com o órgão, o edital foi publicado no Diário da União desta segunda e todas as informações estarão disponível em sua página oficial.

A partir do ano que vem, o programa Futuras Cientistas chegará a todos os estados do país e ao Distrito Federal. Serão ofertadas 470 vagas para alunas do 2º ano do ensino médio e para professoras da rede pública.

Reprodução

O objetivo do programa é inserir meninas e professoras nas ciências e contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. O Futuras Cientistas tem quatro módulos sendo que o primeiro deles, sempre no período de férias escolares.

As participantes têm acesso a laboratórios de pesquisa e conhecem de perto o cotidiano de cientistas. O programa consta de 4 frentes de ação: Imersão Científica, Banca de Estudos, Mentoria e Estágios. As participantes recebem um auxílio de R$ 483.

A imersão será promovida em 25 estados brasileiros, dos dias 3 a 31 de janeiro. As exceções são os estados do Acre, com atividades programadas de 20 de janeiro a 17 de fevereiro, e do Pará, de 6 a 24 de fevereiro; devido diferenças no calendário letivo dessas duas unidades federativas.

Das vagas disponíveis, 160 são destinadas a alunas matriculadas em escolas regulares, 160 a estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. As docentes contarão com 150 vagas e, no escopo geral, 10% das vagas são destinadas preferencialmente a pessoas com deficiência.

Com o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares, é possível reduzir as barreiras para o acesso e permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos.

Em 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia. Durante esse período, 205 alunas e professoras das redes públicas de ensino da Paraíba, de Pernambuco e de Sergipe passaram pelo programa.

As frentes de atuação têm início no ensino médio, entretanto seguem até o ensino superior. O Programa, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 19 de setembro de 2022 11:15

Publicado por

Notícias recentes

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio