35.6 C
Guanambi
26.5 C
Vitória da Conquista

Morador fez registro raro de um tucano na zona rural de Candiba

Mais Lidas

Um morador da fazenda Lagoa das Pombas, na região do distrito de Pilões, em Candiba, fez um registro raro de um tucano em sua propriedade.

O vídeo foi gravado na última segunda-feira (19) e publicado no Portal Alô Pilões. Ao veículo, Dorivaldo Veiga, conhecido como Pretinho, disse que estava trabalhando quando ouviu um barulho em cima de uma árvore.

“Quando olhei para cima vi aquele pássaro grande, do qual nunca tinha visto em minha vida. Fiquei maravilhado com tanta beleza”, disse Pretinho.

O referido portal consultou o biólogo Tairacan, que disse que o animal filmado é um tucano-toco, também conhecido como Tucanuçu (Ramphastos toco), o maior dos tucanos encontrado em boa parte do território do país.

Aves do tipo podem ultrapassar os 50 centímetros e pesar mais de meio quilo. Já o bico característico da espécie pode atingir 22 centímetros. Eles se alimentam de frutas e de insetos, além de ovos roubados em ninhos de outras aves.

De acordo com a literatura sobre o tucanaçu, ele é comum nas florestas tropicais da América do Sul, desde as Guianas até o norte da Argentina e é o único tucano que pode ser encontrado em campos abertos, como o Cerrado, e a Amazônia, ao contrário dos outros exemplares que vivem em mata fechada.

A região onde o animal foi visto em Candiba, inserida no bioma da Caatinga, está próxima de áreas mais preservadas, como a Serra dos Montes Altos, com vegetação com características de Cerrado e Mata Atlântica. Eles são menos abundantes no bioma predominante da região, pois ocorrem com mais frequência em locais com maior disponibilidade de água e arvores grandes.

O tucanaçu põe seus ovos em troncos de árvores ocas, sendo fundamental a preservação das matas para a sua sobrevivência. Ele possui relevante importância ecológica, já que participa da dispersão de sementes de árvores nativas, contribuindo para a regeneração de florestas.

Este tipo de tucano não é considerado ameaçado de extinção por órgãos internacionais nem nacionais.  O desmatamento e o tráfico de animais são as maiores ameaças à espécie.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas