28.3 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista granhou primeiro ecoponto para descarte de lixo reciclável

Mais Lidas

A Prefeitura de Vitória da Conquista implementou o primeiro ecoponto da cidade em parceria com a Torre, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade. A estrutura fica no bairro Vila América e faz parte de mais mais uma ação para ampliar a eficiência da coleta de resíduos sólidos e manter a qualidade da limpeza pública.

De acordo com a prefeitura, a estrutura foi montada em um contêiner, que está à disposição da população da região, em tempo integral, para o descarte de materiais que podem ser reciclados, como garrafas, pilhas e latas, além de óleo de cozinha usado, único material orgânico coletado no ecoponto.

A prefeita Sheila Lemos visitou, na manhã desta quinta-feira (29), o ecoponto que foi instalado na Praça Moisés Caetité, na Avenida Gilenilda Alves, e disse que o equipamento é uma importante contribuição em diversos âmbitos. “É um sistema moderno instalado aqui e será um trabalho de parceria mesmo. A comunidade traz o lixo reciclável, famílias de catadores que reciclam ganham com isso, a cidade se mantém limpa e o meio ambiente agradece”, pontuou a prefeita.

Sheila Lemos com Kairan e Calorine do Carmo

O ecoponto tem espaços separados para separação correta de vidros, plásticos (garrafas pets e tampas), papel e papelão, embalagens longa vida, óleo de cozinha usado, alumínio, eletrônicos, pilhas e baterias. Os materiais serão recolhidos pela catadora Calorine do Carmo, do projeto Mãos que Reciclam, que agora é responsável pelo ponto de coleta que vai trazer uma renda extra para família. “É uma oportunidade muito boa e a gente vai ficar sendo mais reconhecido com esse projeto que está aqui agora. Eu e meu esposo vamos ficar tomando conta e é uma coisa muito boa aqui para o Vila América”, comentou a catadora.

Para o presidente da Associação de Moradores do Vila América, Mateus Andrade, o ecoponto é uma grande conquista para a comunidade. “Já tinha dois anos lutando aqui, conscientizando o pessoal e cobrando para não jogar lixo e entulho nas praças e áreas verdes. Mas hoje, graças a Deus e a nossa prefeita, estamos tendo essa opção de descarte de lixos e também da reciclagem”, comemorou.

Para a Torre, parceira da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) na instalação do ecoponto, ele ajudará na coleta adequada de resíduos sólidos em Vitória da Conquista. “É uma felicidade muito grande trazer mais um equipamento para Vitória da Conquista no que se refere na gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Nosso objetivo é avançar na prestação de um serviço cada vez mais eficiente”, afirmou Marcelo Lopes, coordenador da Torre no município.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas