Um jacaré de aproximadamente 1,5 metro de comprimento foi capturado nesta quinta-feira (29) em Vitória da Conquista. A captura foi feita por militares da guarnição de busca e salvamento do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7° GBM).
A ação ocorreu no Povoado Pé de Galinha, na zona rural do município. O animal foi encontrado numa região de brejo e a opção pela remoção se deu por conta da vulnerabilidade do local, tanto para o jacaré, quanto para as pessoas que moram na localidade.
Para o resgate, a equipe imobilizou o jacaré com o uso de equipamentos apropriados. Após a captura, o animal foi avaliado pelos bombeiros, que constataram que ele estava sem ferimentos aparentes. Ele foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) , onde ficou aos cuidados de um veterinário para uma avaliação mais detalhada.
Surpresa, a cabo BM Ana Paula Ramos, que estava no comando da ocorrência, relatou que em 13 anos de militarismo nunca havia capturado um jacaré. “Ele estava calmo, isso facilitou nosso trabalho. Quando foi colocado na jaula mostrou que estava bem ativo, mas já estava sob controle”, afirmou a militar.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) orienta em caso de se deparar com animais silvestres, o cidadão deve entrar em contato com a corporação, por meio da central 193. É importante que as pessoas não tentem capturar se não tiverem treinamento adequado.