O Festival de Verão de Salvador, um dos mais importantes eventos do calendário cultural do Nordeste, está de volta depois de um hiato de três anos. Suspenso desde a edição de 2020, em virtude da pandemia, o evento retorna nos dias 28 e 29 de janeiro de 2023, com novo fôlego e uma série de novidades, como o regresso ao Parque de Exposições – onde estreou em 1999 e permaneceu por 17 anos.
Para esta edição, o Festival traz como mote o slogan “Somos Mundo”. Segundo os organizadores, a ideia é estimular os conceitos de liberdade, inclusão, acolhimento e diversidade.
A partir dessa proposta, a Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia e realizadora do Festival, inovou em diferentes frentes, entre elas a área artística, que terá a direção de Zé Ricardo, um dos curadores mais renomados do Brasil.
Uma das principais marcas do #FV23 será o ineditismo das apresentações. A assinatura de Zé Ricardo está sintetizada na articulação do roteiro, que traz encontros criativos entre artistas de diferentes linguagens, estilos e gerações, da cena baiana e nacional.
O resultado é um novo formato estrutural com 16 shows, divididos em dois palcos principais (Ponte & Cais). Serão 8 shows por dia com presença de artistas de renome que receberão convidados muito especiais para dividir o palco e encantar o público. Como os shows não serão simultâneos, os espectadores vai poder curtir todas apresentações que quiserem.
A venda de ingressos teve início no dia 5 de outubro, através da plataforma Sympla. Além da disponibilização on-line, os ingressos também podem ser adquiridos nas Lojas South dos shoppings Salvador, Paralela e Center Lapa.
No sábado (28), o FE 23 terá a presença de Ivete Sangalo, Luedji Luna, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Criolo, Ney Matogrosso, Orochi, Djonga, Carlinhos Brown, Duda Beat, Attoxá, Ferrugem, Xande de Pilares, Margareth Menezes, Majur e Larissa Luz, Felipe Ret e Caio Lucas.
Já no domingo (29), o público vai ser embalado ao som de Xamã, Gilsons, Jão, Pitty, Ludmilla, Glória Goove, Saulo, Marina Sena, Luisa Sonza, Alcione, Baiana System, Olodum, Léo Santana, Bell Marques e outros.
Idealizado em 1998, a primeira edição do Festival de Verão de Salvador aconteceu em 1999, em homenagem ao aniversário de 450 anos da capital baiana. Até 2006, o evento durava cinco dias.