Uma carga de 1.000 caixas de cigarros contrabandeados foi apreendida pela pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta segunda-feira (24), no Km 830 da BR-116, no trecho do município de Vitória da Conquista.
A apreensão ocorreu durante uma ação de fiscalização e combate ao crime. A equipe da PRF localizou um caminhão baú VW/23450 CLC que transportava o cigarro de origem clandestina.
Ao todo são 500 mil maços ou 10 milhões de unidades de cigarros. Nos cálculos da corporação, a carga está avaliada em aproximadamente R$ 1.750.000,00. Não foi informada a origem e qual seria o destino do caminhão usado no transporte.
Diante dos fatos, veículo e carga foram encaminhadas para a Receita Federal para os procedimentos cabíveis.
Apenas neste ano, a PRF na Bahia já tirou de circulação quase 50.000.000 de unidades de cigarros contrabandeados nas rodovias federais que cortam o estado. Isso significa um prejuízo de aproximadamente R$ 8,5 milhões aos contrabandistas.
“Os cigarros contrabandeados não possuem a aprovação dos órgãos controladores, são produtos que foram fabricados sem atender aos critérios mínimos de qualidade e contém substâncias mais nocivas que o normal, o que compromete ainda mais a saúde dos consumidores”, diz a PRF.