Região de Guanambi

Em Guanambi, Bolsonaro prometeu conclusão da Fiol, irrigação no Vale do Iuiú e pavimentação de rodovias

Publicado por
Compartilhado

O presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), esteve em Guanambi na tarde desta terça-feira (25). Ele chegou no Aeroporto Isaac Moura Rocha pouco depois 13h, onde concedeu uma entrevista coletiva e conversou com lideranças políticas.

De lá ele saiu acompanhado por uma motociata até a praça Coronel Cajaíba, no Centro da cidade, e discursou por mais de 10 minutos para um público que o aguardava. O candidato à reeleição foi recebido na cidade pelo prefeito Nilo Coelho (União), pelo deputado federal Arthur Maia (União), outros deputados e lideranças políticas.

Em seu discurso, Bolsonaro prometeu realizar quatro obras na região se for eleito. Uma delas é a finalização do trecho II da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que teve cerca de 20% de execução nos últimos 4 anos, chegando a 58% de conclusão. Maior obra federal em andamento no país, a ferrovia pretende ligar Barreiras, no Oeste do Estado a Ilhéus, no litoral Sul.

O trecho de Caetité a Ilhéus (Fiol I) tem 75% de conclusão desde o início do mandato, no entanto, ele foi concedido à Bahia Mineração (Bamin), mineradora de capital cazaquistanês que iniciou a exploração de uma mina de minério de ferro com alta capacidade de extração. Já a Fiol III, ligando Barreiras à Ferrovia Norte Sul, em Tocantinópolis/TO, ainda não saiu do papel.

Outra promessa de Bolsonaro para a região de Guanambi é a execução do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, uma promessa de mais de 40 anos. Entre as décadas de 70 e 90, uma área de 250 mil hectares chegou a ser plantada para produção de algodão. No entanto, por problemas climáticos, de manejo, comerciais e pela aberturas de uma nova fronteira agrícola no Oeste do Estado, a agricultura foi praticamente abandonada, restando apenas plantações menores e algumas atividades pecuárias.

Com terras consideradas bastante férteis, a área pretendida para o projeto fica a poucos quilômetros do rio São Francisco, de onde viria a água para irrigação, favorecendo novos empreendimentos agrícolas, principalmente de fruticultura.

As outras duas promessas o presidente são de pavimentação, a BR-030, de Carinhanha a Cocos, e da BR-122, a partir de Caetité. A primeira já foi licitada e teve o ordem de serviço assinada em fevereiro, no entanto, apesar de algumas máquinas terem sido levadas para o local, as obras ainda não foram iniciadas. O investimento será de R$ 193,5 milhões.

Bolsonaro esteve acompanhado do candidato derrotado ao governo, seu ex-ministro da Cidadania, João Roma, e da candidata derrotada do seu partido ao senado, Raíssa Soares, conhecida como doutora cloroquina por defender o uso do medicamento no tratamento da Covid-19.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 25 de outubro de 2022 18:41

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio