27.6 C
Guanambi
23.1 C
Vitória da Conquista

Em Guanambi, Bolsonaro prometeu conclusão da Fiol, irrigação no Vale do Iuiú e pavimentação de rodovias

Mais Lidas

O presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), esteve em Guanambi na tarde desta terça-feira (25). Ele chegou no Aeroporto Isaac Moura Rocha pouco depois 13h, onde concedeu uma entrevista coletiva e conversou com lideranças políticas.

De lá ele saiu acompanhado por uma motociata até a praça Coronel Cajaíba, no Centro da cidade, e discursou por mais de 10 minutos para um público que o aguardava. O candidato à reeleição foi recebido na cidade pelo prefeito Nilo Coelho (União), pelo deputado federal Arthur Maia (União), outros deputados e lideranças políticas.

Em seu discurso, Bolsonaro prometeu realizar quatro obras na região se for eleito. Uma delas é a finalização do trecho II da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que teve cerca de 20% de execução nos últimos 4 anos, chegando a 58% de conclusão. Maior obra federal em andamento no país, a ferrovia pretende ligar Barreiras, no Oeste do Estado a Ilhéus, no litoral Sul.

O trecho de Caetité a Ilhéus (Fiol I) tem 75% de conclusão desde o início do mandato, no entanto, ele foi concedido à Bahia Mineração (Bamin), mineradora de capital cazaquistanês que iniciou a exploração de uma mina de minério de ferro com alta capacidade de extração. Já a Fiol III, ligando Barreiras à Ferrovia Norte Sul, em Tocantinópolis/TO, ainda não saiu do papel.

Outra promessa de Bolsonaro para a região de Guanambi é a execução do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, uma promessa de mais de 40 anos. Entre as décadas de 70 e 90, uma área de 250 mil hectares chegou a ser plantada para produção de algodão. No entanto, por problemas climáticos, de manejo, comerciais e pela aberturas de uma nova fronteira agrícola no Oeste do Estado, a agricultura foi praticamente abandonada, restando apenas plantações menores e algumas atividades pecuárias.

Com terras consideradas bastante férteis, a área pretendida para o projeto fica a poucos quilômetros do rio São Francisco, de onde viria a água para irrigação, favorecendo novos empreendimentos agrícolas, principalmente de fruticultura.

As outras duas promessas o presidente são de pavimentação, a BR-030, de Carinhanha a Cocos, e da BR-122, a partir de Caetité. A primeira já foi licitada e teve o ordem de serviço assinada em fevereiro, no entanto, apesar de algumas máquinas terem sido levadas para o local, as obras ainda não foram iniciadas. O investimento será de R$ 193,5 milhões.

Bolsonaro esteve acompanhado do candidato derrotado ao governo, seu ex-ministro da Cidadania, João Roma, e da candidata derrotada do seu partido ao senado, Raíssa Soares, conhecida como doutora cloroquina por defender o uso do medicamento no tratamento da Covid-19.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas