30.7 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Empresa chinesa vai instalar três fábricas de automóveis elétricos na Bahia, diz governador

Mais Lidas

O governador Rui Costa (PT) informou nesta quinta-feira (27) que a fabricante de carros elétricos BYD assinou um protocolo de intenções com o governo do estado para instalar três fábricas na Bahia.

De acordo com o chefe do executivo baiano, a empresa irá investir R$ 3 bilhões nas unidades e a expectativa é gerar 1.200 empregos diretos durante o período de implantação.

O acordo foi assinado pelo Rui e os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, José Nunes Soares, e da Fazenda, Manoel Vitório, e pelo diretor presidente da BYD do Brasil, Tie Li.

As unidades vão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato.

De acordo com o cronograma, todas as unidades começam a ser implantadas em junho de 2023, sendo que duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início da operação em outubro.

A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025.

“Eu assinei ontem a noite, um protocolo de intenção com a empresa chinesa BYD, que é a maior empresa do mundo de fabricação de carros elétricos, de ônibus elétricos. Assinamos um protocolo para ela se implantar na Bahia e a Bahia voltar a ter produção de automóveis, e agora automóveis de alta tecnologia, 100% elétricos, seja carro pequeno, seja ônibus”, disse Rui Costa.

O governador disse ainda que é possível que a empresa utilize a área da Ford em Camaçari. A empresa deixou de produzir carros no país e sua planta no estado encontra-se ociosa.

A princípio, como o mercado de carros elétricos no Brasil ainda encontra-se em fase de ascensão, a produção das fábricas a serem instaladas na Bahia será destinada à exportação, que deve ocorrer por meio do porto de Aratu.

Etapas

A implantação de uma indústria química para processamento de lítio e ferro fosfato constitui, de acordo com o protocolo, a primeira fase do empreendimento. Esta unidade utilizará como insumos o lítio extraído no Brasil. A produção desta unidade será exportada para a China.

Em paralelo com a indústria química, será implantada a fábrica de chassis para produção de ônibus e caminhões elétricos, sendo que a produção de ônibus elétrico será para abastecer o mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A produção de veículos de passeio elétricos e híbridos compreende a terceira fase do acordo. O protocolo prevê ainda que a BYD também analisará a viabilidade da importação de veículos acabados pelo porto de Salvador.

Compromissos da BYD

Entre as contrapartidas assumidas pela BYD estão a elaboração de um plano de negócios detalhado, que deverá ser aprovado pelo Estado. A empresa deverá promover o treinamento e a capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no processo fabril. Deverá ainda, a cada seis meses após a assinatura do protocolo e até a entrada em operação das unidades industriais, informar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico sobre o estágio do empreendimento e a previsão de implantação.

A BYD também deverá priorizar a contratação de empresas estabelecidas na Bahia para a realização das obras civis, contratação dos serviços e aquisição dos insumos necessários à implantação e operação do empreendimento, priorizando fornecedores locais e obrigando-se a disponibilizar a lista completa dos serviços a contratar e dos insumos a adquirir, o que contribuirá para o adensamento da cadeia produtiva dentro do estado.

Outra contrapartida estabelecida é a adesão da empresa ao Projeto Estadual de Incentivo à Primeira Experiência Profissional – Estágio, Aprendizagem e Ocupação Formal (Projeto Primeiro Emprego).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas