Anúncio
Bahia

Empresa chinesa vai instalar três fábricas de automóveis elétricos na Bahia, diz governador

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

O governador Rui Costa (PT) informou nesta quinta-feira (27) que a fabricante de carros elétricos BYD assinou um protocolo de intenções com o governo do estado para instalar três fábricas na Bahia.

De acordo com o chefe do executivo baiano, a empresa irá investir R$ 3 bilhões nas unidades e a expectativa é gerar 1.200 empregos diretos durante o período de implantação.

Anúncio

O acordo foi assinado pelo Rui e os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, José Nunes Soares, e da Fazenda, Manoel Vitório, e pelo diretor presidente da BYD do Brasil, Tie Li.

As unidades vão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato.

De acordo com o cronograma, todas as unidades começam a ser implantadas em junho de 2023, sendo que duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início da operação em outubro.

A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025.

“Eu assinei ontem a noite, um protocolo de intenção com a empresa chinesa BYD, que é a maior empresa do mundo de fabricação de carros elétricos, de ônibus elétricos. Assinamos um protocolo para ela se implantar na Bahia e a Bahia voltar a ter produção de automóveis, e agora automóveis de alta tecnologia, 100% elétricos, seja carro pequeno, seja ônibus”, disse Rui Costa.

O governador disse ainda que é possível que a empresa utilize a área da Ford em Camaçari. A empresa deixou de produzir carros no país e sua planta no estado encontra-se ociosa.

Anúncio

A princípio, como o mercado de carros elétricos no Brasil ainda encontra-se em fase de ascensão, a produção das fábricas a serem instaladas na Bahia será destinada à exportação, que deve ocorrer por meio do porto de Aratu.

Etapas

A implantação de uma indústria química para processamento de lítio e ferro fosfato constitui, de acordo com o protocolo, a primeira fase do empreendimento. Esta unidade utilizará como insumos o lítio extraído no Brasil. A produção desta unidade será exportada para a China.

Em paralelo com a indústria química, será implantada a fábrica de chassis para produção de ônibus e caminhões elétricos, sendo que a produção de ônibus elétrico será para abastecer o mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A produção de veículos de passeio elétricos e híbridos compreende a terceira fase do acordo. O protocolo prevê ainda que a BYD também analisará a viabilidade da importação de veículos acabados pelo porto de Salvador.

Compromissos da BYD

Entre as contrapartidas assumidas pela BYD estão a elaboração de um plano de negócios detalhado, que deverá ser aprovado pelo Estado. A empresa deverá promover o treinamento e a capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no processo fabril. Deverá ainda, a cada seis meses após a assinatura do protocolo e até a entrada em operação das unidades industriais, informar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico sobre o estágio do empreendimento e a previsão de implantação.

A BYD também deverá priorizar a contratação de empresas estabelecidas na Bahia para a realização das obras civis, contratação dos serviços e aquisição dos insumos necessários à implantação e operação do empreendimento, priorizando fornecedores locais e obrigando-se a disponibilizar a lista completa dos serviços a contratar e dos insumos a adquirir, o que contribuirá para o adensamento da cadeia produtiva dentro do estado.

Outra contrapartida estabelecida é a adesão da empresa ao Projeto Estadual de Incentivo à Primeira Experiência Profissional – Estágio, Aprendizagem e Ocupação Formal (Projeto Primeiro Emprego).

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 28 de outubro de 2022 09:32

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio