22.5 C
Guanambi
17.5 C
Vitória da Conquista

IFBA prorroga inscrições para mais de 5 mil vagas em cursos técnicos distribuídas em 21 municípios

Mais Lidas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) retificou os editais do Processo Seletivo Cursos Técnicos 2023. As inscrições foram prorrogadas até o próximo dia 18 de novembro.

Estão sendo ofertadas mais de 5 mil vagas distribuídas por 21 cidades baianas que contam com campi do Instituto. São elas: Barreiras, Brumado, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Em Vitória da Conquista serão oferecidas 455 vagas (total) para os cursos técnicos de Eletromecânica, Eletrônica, Meio Ambiente, Informática, Edificações e Segurança do Trabalho.

A retificação inclui a disponibilização de vagas para candidatas(os) quilombolas. Passam a ser disponibilizadas 5% (cinco por cento) das vagas, por curso e por turno, para candidatos quilombolas que estudaram desde o 6º ano do Ensino fundamental em escolas do sistema público de ensino.

Assim o candidato quilombola que se enquadre nos critérios do edital poderá optar por concorrer às vagas reservadas. É só acessar o sistema de inscrição e fazer o ajuste na opção de cotas – até o dia 18 de novembro.

Os editais retificados estão disponíveis na página do Instituto Federal da Bahia através do link https://portal.ifba.edu.br/processoseletivo2023/edital/Edital .

As inscrições devem ser realizadas na página de seleção do IFBA. A seleção será realizada por meio de avaliação do histórico escolar.

O que muda com as cotas

A ocupação das vagas ofertadas no Processo Seletivo IFBA 2023 para cada curso será dada conforme dois critérios de ingresso: a) ampla concorrência; b) por ampla concorrência + Sistema de Cotas para estudantes de escolas públicas ou Pessoas com Deficiência (PCD) ou Quilombolas.

Para concorrer às vagas reservadas para quilombolas, o candidato que estiver de acordo com os critérios apresentados no edital deverá marcar, no sistema de inscrição, a opção que indica seu enquadramento nos critérios de Pessoa Quilombola e deverá marcar a opção que indica que deseja concorrer a essas vagas. Esta opção não permite concorrer a outra cota simultaneamente.

Para entender como ficam a totalidade das vagas e sua distribuição percentual, os candidatos devem acessar os editais e conferir a ilustração em “Sobre a distribuição e ocupação das vagas”. Na ampla concorrência são disponibilizadas vagas ofertadas por curso e turno: inicialmente 40% (quarenta por cento); para escola pública: 50%; pessoas com deficiência que não se enquadrarem nos critérios de egressos de escola pública, serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas ofertadas em cada curso e turno; e quilombolas que estudaram o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) em escolas públicas, serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas ofertadas em cada curso e turno.

Inserção de Notas

Outra retificação no edital é voltada para estudantes que estão com dificuldade na inserção de notas, decorrente da condição de “ano continuum”. É necessário acessar as retificações do edital e ler as orientações. Nos casos em que o documento escolar não disponha de notas numéricas devido à condição de ano continuum, em um ou mais anos, (decorrente da Pandemia da Covid-19), o documento escolar deve trazer expressamente essa informação, podendo conter a expressão “ano continuum” ou a indicação da Lei Federal ou da Resolução Estadual ou Municipal referente à condição; a nota que deve ser informada nesse caso, pelo candidato no sistema de inscrição, está definida na Tabela de Equivalência de Conceitos e Notas descritas no edital.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas