Religião

Diocese de Caetité emite nota sobre suposto envolvimento de padre em caso de abuso sexual

Publicado por
Compartilhado

A Diocese de Caetité emitiu uma nota oficial em resposta às notícias recentes que foram publicadas em alguns veículos da região, sobre o suposto envolvimento de um padre na facilitação de um caso de abuso sexual, cometido contra um menor de 14 anos, na cidade de Jacaraci.

A nota assinada pelo padre Danilo Lima, chanceler do bispado, e pelo próprio bispo, Dom Carvalho, afirma que a Diocese está pautada na “promoção da verdade, dos bons costumes e no estabelecimento da Justiça”, ressaltando que a investigação sobre o caso segue sigilosa.

O documento afirma ainda que a instituição religiosa “está em plena colaboração com a supracitada justiça, tomando também medidas eclesiásticas cabíveis para o melhor estabelecimento da verdade”.

Os religiosos finalizaram a nota afirmado que a instituição aguarda a conclusão das investigações. “Até que as investigações sejam concluídas não nos cabem quaisquer julgamentos”.

Uma reportagem do site Sudoeste Bahia informou que a Justiça chegou a determinar uma medida protetiva a favor do adolescente que teria sido vítima de abuso sexual, praticada por um homem com a suposta conivência do religioso. O caso teria ocorrido na antiga casa paroquial da cidade e a vítima atuava como coroinha na igreja.

O referido site teve acesso à carta precatória que determinava a adoção de medidas protetivas, como a proibição de frequentar a igreja de Jacaraci, bem como qualquer outro templo religioso onde haja contato com crianças. O documento que estava público acabou sendo colocado sob sigilo após o caso se tornar público.

Segundo a reportagem, o suspeito não pode ter contato com as vítimas nem com investigados e com outros coroinhas da Paróquia de Jacaraci. Além disso, ele foi afastado das atividades religiosas e encontra-se com liberação da Diocese apenas para visitar sua mãe.

O advogado do padre disse que ele “sempre pautou seu sacerdócio no amor, se colocando a serviço da comunidade cristã, seguindo os ensinamentos de Cristo”, e que vai buscar o Poder Judiciário após a conclusão do inquérito para reparar os danos sofridos por seu cliente após a denúncia de envolvimento com o abuso sexual.

 

Esta postagem foi publicada em 24 de novembro de 2022 14:35

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024