25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Previsão indica possibilidade de muita chuva na Bacia do Rio São Francisco nos próximos dias

Mais Lidas

Deve chover de forma mais significativa nos próximos dias em toda a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, principalmente no trecho Médio, no Norte de Minas e na Bahia, até Sobradinho.

As chuvas também devem cair no Alto, Submédio e Baixo São Francisco, no entanto, em menores volumes, de acordo com as previsões de momento. Além das cidades banhadas pelo Velho Chico, municípios de toda a bacia hidrográfica deverão receber as chuvas.

Os primeiros temporais foram registrados já nesta quarta-feira (23). Em São Francisco, no Norte de Minas, o pluviômetro automático do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou um temporal de 98 mm entre 16h e 17h.

Várias ruas da cidade ficaram alagadas com o alto volume de chuva em um intervalo pequeno de tempo. A água chegou a invadir algumas comércios e casas. A prefeitura local organizou uma força tarefa para ajudar as pessoas afetadas e consertar as ruas danificadas.

Chuva continua

Até domingo (27), deve voltar a chover significativamente em áreas Norte de Minas, assim como parte do Oeste e Centro-Sul da Bahia. No restante de novembro e nos primeiros dias de dezembro, as chuvas devem atingir desde a nascente, na Região Central de Minas, até a Foz, no Oceano Atlântico, na divisa de Sergipe e Alagoas.

O modelo meteorológico do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) indica que entre Janaúba e Bom Jesus da Lapa, algumas localidades podem alcançar 200 mm de chuva. Já o modelo Global Forecast System (GFS) do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos tem previsões mais conservadores, mas também com volumes expressivos para estas regiões, na casa de 120 mm.

Confira o quantitativo de chuva previsto para cidades da Bacia do Rio São Francisco de 24 de novembro a 3 de dezembro:

Alto São Francisco

– Lagoa da Prata, Divinópolis, Bom Despacho, Três Marias, Felixlândia – 80 a 120 mm

Médio São Francisco

– De Três Marias a Pirapora – 100 a 120 mm

– São Francisco, Januária, Itacarambi e Manga – 140 a 200 mm

– Carinhanha, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama – 120 a 200 mm

– Barra, Pilão Arcado, Remanso e Juazeiro – 90 a 130 mm

Sub-Médio São Francisco – 40 a 60 mm

Baixo São Francisco – 24 a 40 mm

Veja a previsão para os próximos dez dias

Reservatórios

O reservatório da Hidroelétrica de Três Marias, na Região Central de Minas, opera com 50,5% da capacidade. Nesta terça-feira (22) a vazão afluente média foi de 404 metros metros cúbicos por segundo (m³/s), ligeiramente superior à defluência, que foi de 402 m³/s.

Na Bahia, Sobradinho já começou a recuperar o volume, que é de 64,47% no momento. O reservatório está recebendo 1.200 m³/s e só libera nas turbinas de geração de energia 833 m³/s.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas