Reprodução
Encontro da cadeia produtiva de leite da Bahia acontece em Barreiras até esta quarta

Encontro da cadeia produtiva de leite da Bahia acontece em Barreiras até esta quinta

Anúncio

Representantes do Governo do Estado, prefeituras municipais, empresas privadas e cooperativas e associações da agricultura familiar iniciaram, nesta terça-feira (29), o IV Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Estado da Bahia, em Barreiras.

A abertura do evento teve a presença do gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, que comentou os avanços da agricultura familiar na bovinocultura de leite, graças aos investimentos na base de produção e na agroindustrialização dos produtos derivados do leite.

De acordo com o secretário, a agricultura familiar na Bacia do Rio Grande e na Bacia do Rio Corrente tem avançado e ajudado a fortalecer a bovinocultura de leite na região.

A proposta do Estado é emponderar os parceiros (consórcios públicos municipais, cooperativas e associações) para que, através do desenvolvimento local, com a assistência técnica, possamos consolidar e alargar as experiências exitosas que já temos.

Uma dessas experiências positivas é da Cooperativa dos Produtores de Leite do Oeste da Bahia (Cooperleite), que recebe investimentos de R$ 5,1 milhões, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR).

O diretor comercial da Cooperleite, Josafá Jesus, ressaltou que, com o auxílio do Estado, desde 2018, os produtores têm buscando o melhoramento genético e aumentando a produção de leite, com um resultado acima do esperado.

Para avançar ainda mais com a produção de leite na região, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, presente ao encontro, informou o início das obras para a construção de um laticínio, via Bahia Produtiva, no valor de R$ 2,2 milhões para favorecer o beneficiamento e comercialização dos produtos da Cooperleite.

“Primeiramente, nós investimos com equipamentos para fortalecer a base de produção. Foram máquinas, equipamentos e ordenhadeiras para aumentar a produção de leite. E, agora, nessa semana, começa a construção do laticínio, que vai ter uma capacidade instalada de 10 mil litros de leite por dia”, anunciou.

O IV Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Estado da Bahia segue discutindo alternativas para aumento da produção leiteira, de forma online e presencial, em Barreiras, até esta quinta-feira (01/12).

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *