30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Encontro da cadeia produtiva de leite da Bahia acontece em Barreiras até esta quinta

Mais Lidas

Representantes do Governo do Estado, prefeituras municipais, empresas privadas e cooperativas e associações da agricultura familiar iniciaram, nesta terça-feira (29), o IV Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Estado da Bahia, em Barreiras.

A abertura do evento teve a presença do gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, que comentou os avanços da agricultura familiar na bovinocultura de leite, graças aos investimentos na base de produção e na agroindustrialização dos produtos derivados do leite.

De acordo com o secretário, a agricultura familiar na Bacia do Rio Grande e na Bacia do Rio Corrente tem avançado e ajudado a fortalecer a bovinocultura de leite na região.

A proposta do Estado é emponderar os parceiros (consórcios públicos municipais, cooperativas e associações) para que, através do desenvolvimento local, com a assistência técnica, possamos consolidar e alargar as experiências exitosas que já temos.

Uma dessas experiências positivas é da Cooperativa dos Produtores de Leite do Oeste da Bahia (Cooperleite), que recebe investimentos de R$ 5,1 milhões, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR).

O diretor comercial da Cooperleite, Josafá Jesus, ressaltou que, com o auxílio do Estado, desde 2018, os produtores têm buscando o melhoramento genético e aumentando a produção de leite, com um resultado acima do esperado.

Para avançar ainda mais com a produção de leite na região, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, presente ao encontro, informou o início das obras para a construção de um laticínio, via Bahia Produtiva, no valor de R$ 2,2 milhões para favorecer o beneficiamento e comercialização dos produtos da Cooperleite.

“Primeiramente, nós investimos com equipamentos para fortalecer a base de produção. Foram máquinas, equipamentos e ordenhadeiras para aumentar a produção de leite. E, agora, nessa semana, começa a construção do laticínio, que vai ter uma capacidade instalada de 10 mil litros de leite por dia”, anunciou.

O IV Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Estado da Bahia segue discutindo alternativas para aumento da produção leiteira, de forma online e presencial, em Barreiras, até esta quinta-feira (01/12).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas