Renova Energia informou ao mercado nesta semana que a companhia firmou um memorando de entendimentos junto a Pacífico Empreendimentos e Participações S.A. (Pacífico) com objetivo de retomar e finalizar a implantação do Projeto Solar Caetité, com capacidade instalada de 4,8MW, localizado no Centro Sul da Bahia.
Em fato relevante, a empresa disse que ”a companhia e a Pacífico irão explorar a comercialização da energia na modalidade de geração distribuída, atendendo consumidores locais”.
Fundada em 2001, a Renova Energia é uma companhia brasileira de geração de energia elétrica renovável com atuação em matrizes eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e solar.
Desde 2009 sua atuação está fortemente concentrada em projetos de fonte eólica, mercado no qual é pioneira, tendo implantado há época o maior complexo eólico da América Latina, no sudoeste da Bahia.
Em processo de recuperação judicial, a companhia iniciou a sua caminhada no setor de energias renováveis desenvolvendo um projeto de três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no sul da Bahia, a ESPRA (Complexo Hídrico Serra da Prata).
A atuação na fonte eólica teve início em 2006 e desde então constitui o principal negócio da companhia. O portfólio da Renova atualmente tem um potencial de 6 GW em áreas espalhadas pelos mais diversos municípios da região nordeste.