O Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB) concluiu, no último sábado (10), a primeira turma do Programa de Formação Docente para a Educação Patrimonial.
Este Projeto é um dos pilares da ação sociocultural e educativa do MASB no território, com vistas à formação de docentes, a partir da integração de conceitos e práticas da Educação Patrimonial ao âmbito das práticas pedagógicas curriculares, buscando atender a demanda de educadores da região do Alto Sertão da Bahia, de forma paulatina.
O curso recebeu docentes das redes municipal, estadual, federal e agentes de cultura dos municípios de Caetité, Igaporã, Guanambi, Candiba, Palmas de Monte Alto, Lagoa Real, Brumado, Ibiassucê, Bom jesus da Lapa e Tanque Novo, alcançando, indiretamente, mais de 500 pessoas entre públicos escolares e não escolares, através dos projetos de intervenção dos 36 cursistas concluintes.
Contando com a parceria da Universidade do Estado da Bahia, a Associação de Amigos do MASB, as Prefeituras Municipais de Caetité e Igaporã, esta é uma proposta pioneira de formação para a Educação Patrimonial neste território.
A intenção é ampliar a parceria com mais municípios da região para o próximo ano de 2023, tendo vista a necessidade de implantação de propostas estruturantes para a valorização dos patrimônios culturais e identidades do Alto Sertão da Bahia.