25 C
Guanambi
18 C
Vitória da Conquista

Vestibular Uesb 2023 abre inscrições para 915 vagas em 44 cursos

Seleção visa preencher vagas em cursos superiores nos campi de Itapetinga, Ilhéus e Vitória da Conquista

Mais Lidas

O edital do Vestibular Uesb 2023 foi divulgado nesta segunda-feira (12). Neste ano, o processo seletivo será realizado nos dias 5 e 6 de fevereiro, selecionando estudantes para 44 cursos de graduação da Universidade. As inscrições serão abertas nesta terça-feira, 13 de dezembro, e se encerrarão em 5 de janeiro de 2023.

Estão disponíveis 915 vagas, sendo 459 para o primeiro período letivo de 2023 e 456 para o segundo período letivo de 2023, distribuídas nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

A lista completa de vagas por curso e campus pode ser acessada no Anexo único do Edital e mais informações sobre cada uma das graduações podem ser encontradas no Catálogo de Cursos.

Inscrições para o Vestibular Uneb 2023

A realização das inscrições será feita somente pela internet, com a disponibilização do link no dia 13 de dezembro, no site do Vestibular. Após preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 100,00, dentro da data de vencimento informada no próprio boleto.

É importante lembrar que, para todos os candidatos contemplados com a isenção, por meio dos Editais 216/2022 e 222/2022, a inscrição no processo seletivo é obrigatória. Ao digitar o CPF no formulário de inscrição, será informado sobre a concessão da isenção e o candidato deve prosseguir normalmente, sem necessidade da geração e pagamento de boleto bancário. Os contemplados que optaram pelas modalidades de concorrência “Reserva de Vagas”, “Ampla Concorrência” e “Cotas Adicionais” na solicitação de isenção devem manter a escolha no ato de inscrição do Vestibular Uesb 2023.

Além disso, na inscrição, todos os candidatos devem escolher a primeira e segunda opção de curso, bem como a cidade onde desejam realizar a prova. Outra decisão que deve ser feita nesse momento é a da opção de Língua Estrangeira que fará parte da sua prova, sendo possível escolher entre Inglês, Francês e Espanhol. É importante lembrar que não será permitida a realização de mais de uma inscrição, devendo, assim, ser conferidas todas as informações cuidadosamente antes de enviar o formulário on-line.

Modalidades de concorrência

Metade das vagas em cada curso será destinada à “Ampla Concorrência” e os outros 50% são voltados para a “Reserva de Vagas”, onde podem concorrer alunos de ensino público (70% para candidatos que se autodeclarem negros e 30% para os demais). O Vestibular Uesb 2023 ainda dispõe da modalidade de “Cotas Adicionais”, onde são acrescidas três vagas, em cada curso, destinadas para quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência (uma para cada grupo).

Provas do Vestibular Uesb 2023

As tradicionais provas do Vestibular serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Uesb: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Seguindo os protocolos do Governo do Estado, o acesso para realização das provas está condicionado à comprovação da vacinação contra a Covid-19 e ao uso de máscaras de proteção facial. Todo o processo seletivo será desenvolvido pelo Instituto Avalia, sob acompanhamento e supervisão da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da Universidade.

No primeiro dia (5 de fevereiro), os candidatos deverão responder a questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Matemática, além de elaborar uma Redação. Já no segundo dia (6 de fevereiro), será a vez das provas de Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

Vale destacar o retorno dos livros e filmes como parte do conteúdo cobrado nas provas. Na lista, estão os livros “Olhos D’água” e “Torto Arado”, bem como os filmes “Que horas ela volta?”, “Flee – Nenhum Lugar para Chamar de Lar” e o documentário “Viramundo”.

Acesse todas as informações no Edital 224/2022 ou no Manual do Candidato e acompanhe todas as informações do processo seletivo pelo site do Vestibular e pelos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: FacebookInstagramTwitter e YouTube.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo (73) 3528-9695 e copevejq@uesb.edu.br, em Jequié; (77) 3424-8721 e vestibular@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604 e copevit@uesb.edu.br, em Itapetinga.

Veja mais oportunidades de emprego, estágio, concurso público, vestibular e qualificação 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas