As regiões de Barreiras, no Oeste Baiano, e Guanambi e Vitória da Conquista, Centro Sul, devem receber grandes volumes de chuvas nos próximos dez dias.
Institutos de Meteorologia e modelos meteorológicos apontam que o acumulado neste período deve variar entre 160 e 250 milímetros (mm) nestas localidades. As grandes chuvas também devem atingir novamente o Sul do Estado e boa parte do Vale São-franciscano.
Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) já está formada e canalizando a umidade da Amazônia para a região sudeste de Minas Gerais. Os temporais devem atingir em cheio os Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, além da partes da Bahia próximas às divisas com estes estados.
Caso as previsões se concretizem, algumas localidades que sofrem com as chuvas excessivas há um ano e já voltaram a sofrer no início deste mês, podem ter problemas novamente com alagamentos, deslizamentos e interdição de rodovias.
As chuvas nestas áreas começaram a se intensificar nesta quarta-feira (14) e já há alerta de chuvas intensas para o Norte de Minas e Sul e Centro Sul da Bahia emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na Bahia, 100 municípios já podem receber chuvas expressivas nas próximas horas.
Em Vitória da Conquista o volume acumulado de chuva nas últimas 24 horas varia entre 31 e 41 mm de acordo com os dados dos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Já em Guanambi as nuvens de chuva rondam a cidade desde o inicio da chuva e ocorreram algumas pancadas, com expectativa de novas precipitações a qualquer momento. Em Barreiras o tempo também já apresenta características de chuva.
A maior chuva registrada pelo Cemaden nesta quarta-feira até o fim da tarde havia ocorrido no município de Belmonte, no Sul Baiano. O volume registrado nas últimas 24 horas chega a 84 mm.
Localidades do Norte de Minas também registraram chuvas intensas nesta quarta. Em Montes Claros já choveu mais de 100 mm.
Rio São Francisco
Com a confirmação das previsões, o rio São Francisco deve subir de forma significativa na próxima semana. Em algumas localidades da bacia, o volume para os próximos dias pode acumular acima de 300 mm.
Veja a previsão para os próximos dez dias
Veja o alerta laranja vigente para a Bahia
Aqui em Santa Maria da Vitória, BA. Não para de chuver, tá fazendo 24⁰ e são 5 da tarde.